Identificando cores
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Cores -
Para proporcionar um lúdico processo de ensino e aprendizagem para a educação infantil, disponibilizamos esta atividade educativa que auxilia o desenvolvimento da linguagem oral através das rodas de conversa, a descoberta das cores por meio da pintura e ainda proporciona o contato com diferentes obras musicais. Nesta atividade as crianças devem identificar a cor da cereja, da maçã e da melancia e depois pintar os desenhos com as determinadas cores. Você ainda pode utilizar esta atividade em diversas outras situações, abordando outras diferentes cores e frutas.
Sugestões de Trabalho
- Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Peça que identifiquem quais são as frutas ilustradas, de cor elas são, qual o sabor (doce ou azedo), etc.
- Organize as crianças em roda e converse com elas sobre a importância das frutas para a nossa saúde.
- Pergunte às crianças de que cor devemos pintar a cereja, a maçã e a melancia. Em seguida, disponibilize giz de cera, lápis de cor, cola colorida ou tinta nas cores vermelho e verde e oriente as crianças a pintarem os desenhos usando o vermelho para a parte que comemos e o verde para a casca, folhas e cabos. Continue desenvolvendo esta atividade com outras frutas e diferentes cores.
- Leve as crianças para um piquenique no pátio da escola ou em uma praça. Peça aos pais que enviem algum tipo de fruta ou alimento preparado com frutas como frutas inteiras com casca, frutas picadinhas, suco de frutas, salada de frutas, gelatina com frutas, etc. O objetivo do piquenique é incentivar o consumo de frutas pelas crianças. Durante o piquenique vocês também podem observar as árvores frutíferas do local.
- Proponha uma atividade em que as crianças possam misturar tinta guache para obter outra cor, por exemplo, misture vermelho e verde para obter o amarelo. Mostre também que acrescentando tinta branca é possível obter tons mais claros.
- Cante e dance com as crianças músicas como "A Dança da Frutas", "De Abóbora faz Melão", etc e também contos cantados como "Bom Dia Todas As Cores", etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |