As frutas e suas sombras
Esta atividade educativa permite que as crianças aprendam a caracterizar e identificar diferentes tipos de frutas, identificar as frutas através das suas sombras, além de aprender sobre a importância das frutas na nossa alimentação. Nesta atividade, as crianças podem recortar cada uma das frutas disponibilizadas e colar sobre sua respectiva sombra, aprendendo assim a identificar e reconhecer padrões. Com este tipo de atividade, pais e professores podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e proveitoso.
Sugestões de Trabalho
- Coloque as crianças em uma roda e converse sobre a importância das frutas na nossa alimentação. Converse sobre as frutas típicas da nossa região, as frutas de cada época do ano e pergunte quais frutas as crianças mais gostam.
- Utilizando massinha de modelar, brinque com as crianças de modelar a fruta que mais gostam. Nesse momento, chame a atenção para as diferentes formas, texturas, cheiros, cores e sabores das frutas. Você pode fazer uma exposição na sala de aula das frutas confeccionadas. No final, você pode fazer uma exposição na sala de aula das frutas confeccionadas.
- Mostre para os alunos a atividade proposta na ficha. Converse com as crianças e pergunte quais são as frutas cujas sombras estão representadas. Explique a atividade (colagem das figuras do Anexo 1).
- Utilize também poemas, rimas, canções, adivinhas e parlendas para explorar o universo das frutas. Como exemplo, você pode cantar com as crianças a música "Salada de Frutas".
- Proponha o dia da salada de frutas. Prepare uma bandeja com frutas picadas para uma sessão de degustação. A "salada de frutas" pode ser introduzida na rotina semanal. Combine com os pais, por meio de bilhetes, o dia da salada de frutas, para que todas as crianças contribuam, trazendo uma fruta naquele dia.
- Você pode também confeccionar um mural de frutas predominantes em cada mês do ano. Utilize imagens retiradas de revistas ou mesmo desenhadas e coloridas pelas crianças.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI01EF04 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor. |
EI01ET02 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Música | Interpretação de músicas e canções diversas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos. |