A Formiga e a Letra “F” – Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
As crianças em idade de educação infantil estão no início do seu processo de alfabetização e para facilitar esse processo, é de fundamental importância apresentar para elas as letras do nosso alfabeto de maneira lúdica e sempre relacionando o som com a grafia, utilizando exemplos de palavras que comecem com aquela letra específica. Pensando nisso, trouxemos essa atividade educativa da letra “F” que possibilita introduzir a criança no processo de letramento e alfabetização e prepará-las para reconhecimento das letras e posteriormente para leitura e escrita. Esta atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira lúdica a reconhecer a letra “F” e além disso, desenvolver habilidades de coordenação motora fina, pintura e colagem.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula colocando as crianças em roda e contando para elas uma fábula. Utilize a Fábula Fábula – A Formiga e a Pomba. Após a leitura, converse com as crianças sobre a história e sobre os ensinamentos da história. Feito isso, foque na Formiga, que é um dos personagens da fábula e informe as crianças que a palavra Formiga começa com a letra “F” e é essa letra que aprenderemos na aula de hoje.
- Faça um cartaz com a letra “F” no formato bastão, bem grande e cole-o na parede da sala de aula. Explique para as crianças que aquela é a letra “F” e peça para as crianças falarem com você: “F”. Falem todos juntos e depois peça para que cada criança fale sozinha, uma por vez. Assim, elas vão associando o som a grafia da letra.
- Deixe sua explicação sobre a letra “F” bem lúdica, mostrando esse vídeo para as crianças A Música da Letra F. Estimule que elas repitam as palavras que aparecem no vídeo com a letra “F”, como por exemplo: feijão e depois pergunte para as crianças outros exemplos de palavras que também começam com a letra “F”. Você pode também dar exemplos para ajudar as crianças (Fada, fábrica, fácil, feira, fumaça, fubá, farinha, focinho, foca, fantasia, etc).
- Peça para as crianças traçarem a letra “F” no ar com o dedinho e depois peça que elas tracem a letra “F” sobre a carteira. Depois, entregue grãos de feijão para as crianças e oriente as crianças a reproduzirem com os grãos de feijão o traçado da letra “F”. Faça primeiro você, para mostrar para as crianças como se faz. Vá passando de criança em criança para ajudá-las nesse trabalho.
- Entregue para as crianças a atividade da letra “F” proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre a Formiga que é um inseto da nossa fauna. Ressalte que a palavra Formiga começa com a letra “F”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “F” e depois escolherem uma cor e pintarem toda a letra “F”. Quando terminarem, peça para as crianças colarem grãos de feijão sobre o traçado da letra “F” para decorá-la.
- Você pode também propor uma brincadeira com as crianças. Em roda, cada criança deverá falar uma palavra com a letra “F” e tocar na próxima criança para passar a vez. A criança só poderá passar sua vez quando encontrar uma palavra com “F”. Todos podem ajudar todos, inclusive o (a) professor (a). Afinal, o intuito da brincadeira é falar o máximo possível de palavras com “F” para o aprendizado da criança.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |