+


Fábula - A Formiga e a Pomba - Desenho Livre

Inserir a criança no mundo da leitura é de fundamental importância para seu desenvolvimento cognitivo e criativo. Com essa atividade da fábula, “A formiga e a pomba”, fica muito fácil atingir esse objetivo, pois ela ajuda a despertar na criança o interesse pela literatura, a interpretação e a criatividade através da criação de um desenho livre após a leitura e discussão da história.

Fábula - A Formiga e a Pomba - Desenho Livre - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Coloque as crianças de maneira bem confortável e informe que hoje vocês farão a leitura da fábula “A formiga e a pomba”. Leia a fábula para as crianças com muita alegria. Você poderá encontrar a fábula no link "Fábula - A Formiga e a Pomba".
  • Terminada a leitura, pergunte para as crianças o que elas acharam e aos poucos, vá recontando a fábula com a ajuda das crianças. Para ilustrar, mostre a elas esse vídeo "A Pomba e a Formiga".
  • Reflita com as crianças sobre os ensinamentos da fábula. Deixe primeiro as crianças falarem e depois fale sobre a importância de ajudar ao próximo, a importância de valores como a gratidão e a solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Ensine que todo o bem que a gente faz sempre volta para gente mesmo, de uma maneira ou de outra.
  • Você também pode aproveitar essa fábula e ensinar grandezas matemáticas como grande e pequeno, maior e menor, usando a pomba e a formiga como exemplos. Aproveite para esclarecer que nem sempre o maior é melhor e o menor é menos importante, mas todos são importantes em suas diferenças e especificidades.
  • Comece a trabalhar com a atividade proposta na folha. Peça para as crianças criarem um desenho e uma pintura sobre a fábula, “A Formiga e a pomba”, e toda a conversa que tiveram! Quando todas terminarem, cole os desenhos na parede da sala para uma exposição!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF05 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
Natureza e Sociedade Contato com pequenos animais e plantas.
Natureza e Sociedade Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Comentários

X