Fábula - A Formiga e a Pomba - Desenho Livre
Inserir a criança no mundo da leitura é de fundamental importância para seu desenvolvimento cognitivo e criativo. Com essa atividade da fábula, “A formiga e a pomba”, fica muito fácil atingir esse objetivo, pois ela ajuda a despertar na criança o interesse pela literatura, a interpretação e a criatividade através da criação de um desenho livre após a leitura e discussão da história.
Sugestões de Trabalho
- Coloque as crianças de maneira bem confortável e informe que hoje vocês farão a leitura da fábula “A formiga e a pomba”. Leia a fábula para as crianças com muita alegria. Você poderá encontrar a fábula no link "Fábula - A Formiga e a Pomba".
- Terminada a leitura, pergunte para as crianças o que elas acharam e aos poucos, vá recontando a fábula com a ajuda das crianças. Para ilustrar, mostre a elas esse vídeo "A Pomba e a Formiga".
- Reflita com as crianças sobre os ensinamentos da fábula. Deixe primeiro as crianças falarem e depois fale sobre a importância de ajudar ao próximo, a importância de valores como a gratidão e a solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Ensine que todo o bem que a gente faz sempre volta para gente mesmo, de uma maneira ou de outra.
- Você também pode aproveitar essa fábula e ensinar grandezas matemáticas como grande e pequeno, maior e menor, usando a pomba e a formiga como exemplos. Aproveite para esclarecer que nem sempre o maior é melhor e o menor é menos importante, mas todos são importantes em suas diferenças e especificidades.
- Comece a trabalhar com a atividade proposta na folha. Peça para as crianças criarem um desenho e uma pintura sobre a fábula, “A Formiga e a pomba”, e toda a conversa que tiveram! Quando todas terminarem, cole os desenhos na parede da sala para uma exposição!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Natureza e Sociedade | Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |