Fábula: "A Cigarra e a Formiga"
Esta atividade educativa para criança em idade pré-escolar tem o intuito de desenvolver, através da fábula "A cigarra e a formiga" o interesse pela interpretação e pelo raciocínio, além de estimular habilidades de coordenação motora fina através do desenho livre e da pintura, também incentiva o debate, o pensamento crítico e a linguagem. Pais e educadores(as) podem fazer uso dessa atividade instrutiva e muito divertida.
Sugestões de Trabalho
- Organize as crianças em roda e introduza a fábula. Explique que fábulas são historinhas curtas que sempre nos transmitem um ensinamento. Informe que a fábula escolhida para aula de hoje chama-se “A cigarra e a Formiga”. Leia a fábula para a turma com entusiasmo. Nesse link você encontrará a fábula completa: "Fábula: A Cigarra e a Formiga".
- Converse com as crianças sobre o que elas entenderam da história. Aproveite o relato das crianças e complemente a explicação transmitindo a lição de moral da história. Fale um pouco sobre a importância do trabalho e de pensar no futuro. Converse com as crianças sobre a importância de todas as profissões. Incentive que as crianças pensem em um outro final para a história. Quem sabe a cigarra não poderia ser uma artista? Vá refletindo as possibilidades com as crianças.
- Apresente a atividade proposta na ficha. Após a leitura e discussão da fábula, entregue a ficha de atividade para as crianças e explique a atividade. Peça para cada criança desenhar a história que acabou de ouvir. Incentive que as crianças usem lápis de cor e giz de cera para colorir o desenho. Ao término da atividade, peça para cada criança mostrar seu desenho explicando-o para os coleguinhas.
- Leve as crianças para a sala de vídeo, ou na sala de aula mesmo, e mostre a elas esse vídeo: A Cigarra e a Formiga – Fábula da Coleção Disquinho". Logo em seguida, organize um pequeno teatrinho com as crianças sobre a história. Divida-as em dois grupos: cigarras e formigas e abusem da imaginação.
- Trabalhe também com música. Apresente para a turma a música da cigarra e da formiga que pode ser encontrada nesse link A Cigarra e a Formiga". Incentive as crianças a cantarem em grupo o refrão.
- Distribua massa de modelar para as crianças e peça para que cada criança crie uma escultura de seu personagem favorito.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
EI03EF08 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista. |
Linguagem oral e Escrita | Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |