+


Explorando sons com instrumentos musicais

Esta atividade educativa tem como principal objetivo auxiliar no desenvolvimento da acuidade auditiva das crianças em idade pré-escolar, relacionando os sons aos respectivos instrumentos musicais. Este material permite, através do lúdico, a exploração, produção e expressão de sons com a voz, o corpo e diversos materiais sonoros, além da discriminação de fontes e eventos sonoros.

Explorando sons com instrumentos musicais - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie uma discussão com as crianças sobre os sons levantando algumas questões como: "Quais sons vocês conhecem?", "É possível produzir sons com nosso corpo?", "De onde vocês acham que vêm os sons?", etc. Incentive as crianças a descobrirem alguns sons, pedindo para que batam os pés, batam palmas, assoprem com a mão na boca, imitem o som de algum animal, etc.
  • Separe alguns objetos sonoros como: apito, pandeiro, chocalho, flauta, etc. e desenvolva atividades com eles, permitindo que a turma conheça e experimente os instrumentos. Explore com as crianças os diversos sons.
  • Confeccione com as crianças brinquedos que causam diferentes sons, como chocalho (utilizando potinhos de danone e feijões), caixinhas com sementes, tambor com caixa de sapato, etc. Deixe que as crianças brinquem e explorem os diferentes instrumentos.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Converse com as crianças sobre a parte do nosso corpo que nos permite ouvir os sons. Mostre os desenhos da ficha, leia a instrução da atividade e ajude a turma a nomear os instrumentos. Você pode escolher um ou mais instrumentos e tocar para que a turma reconheça o instrumento pelo seu som. Neste momento, você pode pedir que tampem os olhos para que experimentem a sensação de ouvir.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS01 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
EI03TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Música Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X