Explorando sons com instrumentos musicais
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Música -
Esta atividade educativa tem como principal objetivo auxiliar no desenvolvimento da acuidade auditiva das crianças em idade pré-escolar, relacionando os sons aos respectivos instrumentos musicais. Este material permite, através do lúdico, a exploração, produção e expressão de sons com a voz, o corpo e diversos materiais sonoros, além da discriminação de fontes e eventos sonoros.
Sugestões de Trabalho
- Inicie uma discussão com as crianças sobre os sons levantando algumas questões como: "Quais sons vocês conhecem?", "É possível produzir sons com nosso corpo?", "De onde vocês acham que vêm os sons?", etc. Incentive as crianças a descobrirem alguns sons, pedindo para que batam os pés, batam palmas, assoprem com a mão na boca, imitem o som de algum animal, etc.
- Separe alguns objetos sonoros como: apito, pandeiro, chocalho, flauta, etc. e desenvolva atividades com eles, permitindo que a turma conheça e experimente os instrumentos. Explore com as crianças os diversos sons.
- Confeccione com as crianças brinquedos que causam diferentes sons, como chocalho (utilizando potinhos de danone e feijões), caixinhas com sementes, tambor com caixa de sapato, etc. Deixe que as crianças brinquem e explorem os diferentes instrumentos.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Converse com as crianças sobre a parte do nosso corpo que nos permite ouvir os sons. Mostre os desenhos da ficha, leia a instrução da atividade e ajude a turma a nomear os instrumentos. Você pode escolher um ou mais instrumentos e tocar para que a turma reconheça o instrumento pelo seu som. Neste momento, você pode pedir que tampem os olhos para que experimentem a sensação de ouvir.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS01 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Música | Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |