Eu sou assim - Desenho e Pintura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Cores - Corpo Humano - Datas Comemorativas - Volta às Aulas - Escrita - Letras - Estudos Sociais - Habilidades Sociais -
Essa atividade educativa possibilita o desenvolvimento da identidade da criança, desenvolvendo a percepção visual para a aparência física, estrutura do corpo humano, preferências e especificidades de cada um, como o nome por exemplo. Através dessa atividade é possível a construção da imagem positiva de cada criança, do respeito às diferenças, da confiança em suas capacidades, além de permitir o desenvolvimento da coordenação motora e da imaginação. É uma atividade simples e divertida, que promove a aprendizagem da identidade do eu e do outro e pode inclusive ser utilizada no momento de volta às aulas, onde todos estão se conhecendo e estabelecendo um laço de relacionamento.
Sugestões de Trabalho
- Escreva a seguinte frase na lousa: “Estou muito feliz por ter vocês aqui comigo!”. Faça uma roda de conversa com as crianças com o tema “Eu e o Outro”. Peça para cada criança falar um pouco sobre si mesmo e depois vá fazendo perguntas sobre as outras pessoas. Vá relacionando durante a conversa as semelhanças e diferenças entre os seres humanos, como partes do corpo, sentimentos, emoções. Explique por exemplo, que todo ser humano tem um corpo, mas que a cor, o formato e outros detalhes podem ser diferentes, mas todos devem ser respeitados!
- Explique para as crianças que cada um é único, com gostos e preferências, e que vivemos em sociedade com muitas pessoas diferentes e para uma convivência harmoniosa e saudável deve existir o respeito. Pergunte para as crianças sobre o gosto de cada uma. Comida favorita, cor favorita, desenho favorito e assim por diante. Deixe que cada criança fale livremente. Ao final, reforce que cada um gosta de uma coisa, mas que todos são importantes!!
- Faça uma dinâmica com as crianças. Em roda, o (a) educador (a) deve iniciar falando a seguinte frase: Eu sou a (o).... (dizer seu nome) e minha cor favorita é........(dizer a cor favorita). Em seguida, deverá dizer também: meu(minha) amigo(a) aqui do lado é o(a)....................(dizer o nome da criança) e a cor favorita dele(a) é .................(dizer a cor favorita do amigo(a)). E assim por diante até que todos tenham participado. A atividade pode ser feita em roda com os (as) alunos (as) sentados no lugar, passando um objeto (pode ser um microfone, um lenço ou uma flor) de mão em mão para sinalizar a vez de quem vai falar. As crianças precisarão conversar antes com o amigo do lado para conseguir participar da brincadeira. É um momento de relacionamento interpessoal muito importante para o desenvolvimento deles.
- Entregue a atividade educativa da aula para as crianças. Leia o enunciado para elas, explicando o que deve ser feito. Oriente cada criança a se olhar no espelho e dizer seu nome e sua cor favorita. Peça para cada criança se desenhar no espaço grande delimitado na folha. Oriente que cada criança deverá desenhar como se vê. Depois logo abaixo, a criança deverá pintar o quadrado menor com a sua cor favorita. Fique à disposição das crianças para ajudá-las caso necessário. Quando terminarem, deverão pedir para o(a) professor(a) escrever seu primeiro nome no retângulo ao lado.
- Enquanto as crianças estão desenhando, vá de criança em criança, e faça um crachá de mesa com o primeiro nome da criança usando um pedaço de papel canson dobrado. Explique para a criança que naquele crachá está escrito o nome dela, e soletre letra por letra. Faça isso com todas as crianças. Depois, deixe o crachá ao lado da criança.
- Entregue massinha de modelar para as crianças e peça para elas fazerem uma escultura usando a sua cor favorita. Quando terminarem, peça para cada criança apresentar sua obra.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive. |
EI02EO02 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
EI02EO05 | O eu, o outro e o nós | Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |