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Dia da Consciência Negra – Caça-Palavras

Anualmente no Brasil, comemoramos no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra. Aproveitando essa data comemorativa, a atividade educativa “Dia da Consciência Negra – Caça-Palavras” tem como objetivo conscientizar a valorizar a influência da cultura negro-africana na formação da cultura do povo brasileiro. O momento da educação infantil é ideal para desenvolver nas crianças uma consciência crítica e de respeito para as questões étnicas, raciais e culturais visando a construção de um mundo mais justo. Além disso, o trabalho com essa atividade também propicia o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, coordenação motora fina, observação e conhecimento cultural

Dia da Consciência Negra – Caça-Palavras - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a atividade explicando sobre a importância de refletir sobre o “Dia da Consciência Negra”. Falar um pouco sobre a história do negro no Brasil e a influência da cultura deles na formação da nossa cultura. Afinal, vários pontos da nossa cultura têm influência da cultura negro-africana: tanto na religião, quanto na música, na dança, no esporte, na culinária...enfim...em vários aspectos da nossa cultura têm a influência da cultura negro-africana e isso deve ser reconhecido e valorizado! Para maiores detalhes de conteúdo acesse “ Dia da Consciência Negra: uma Reflexão sobre a Importância da Valorização da Cultura Negro-Africana.”.
  • Leia para as crianças o Livro “Menina Bonita do Laço de Fita” da autora Ana Maria Machado e depois, para ilustrar a leitura faça uma sessão cinema com as crianças e assistam juntos “ Menina Bonita do Laço de Fita”. Converse com as crianças sobre a história e deixe-as falarem livremente. Oriente a conversa para as diferenças entre as pessoas e a importância do respeito a essas diferenças.
  • Proponha para as crianças fazerem a ilustração da história “Menina Bonita do Laço de Fita” e depois que terminarem, peça para cada criança apresentar seu desenho.
  • Faça uma roda de conversa com as crianças e ensine que os negros africanos no Brasil foram escravizados e que isso não era normal e causou e causa até hoje muito sofrimento. Mostrar para as crianças a importância da valorização do negro-africano e de toda a contribuição cultural que eles trouxeram para nós. Identificar que existe influência da cultura negro-africana na religião (candomblé, umbanda, etc), na comida (milho, castanhas, feijoada, acarajé, quiabo, etc), na música (samba, berimbau, afoxé, etc.), nas brincadeiras (escravos de Jó, pião, etc.), nas artes marciais com a capoeira e até na língua através de várias palavras de origem africana.
  • Inicie o trabalho com a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Explique que a importância de comemorarmos o dia da Consciência Negra para refletirmos a história do negro-africano em nosso país e toda sua importância, valorizando assim a infinita contribuição de cultura desse povo na formação da nossa identidade cultural. Tudo isso visando o respeito as diferenças a fim de conscientizarmos nossas crianças para a importância da construção de um mundo mais justo e humano. Chame a atenção das crianças para as palavras escritas na folha: feijoada, atabaque, capoeira, samba. Fale um pouco do significado dessas palavras e reforce que todas essas palavras que pertencem a nossa cultura são de origem africana. Peça para as crianças encontrarem todas as palavras dentro do caça-palavras ao lado.
  • Faça esculturas usando massinha de modelar. Escreva na lousa o nome de vários alimentos e objetos da cultura negro-africana. Feito isso, peça para cada criança escolher um e fazer sua escultura de massinha. Ao final, peça para cada criança apresentar sua escultura, explicando um pouquinho sobre ela.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

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