+


Dentro e fora

Esta atividade educativa propõe trabalhar com o conceito matemático "dentro" e "fora". Por meio do lúdico, as crianças do maternal ou pré-escola podem desenvolver a coordenação motora, habilidades corporais, habilidades cognitivas e visuais, além de noções de espaço. Educadores podem utilizar este material como mais um recurso didático no processo de alfabetização.

Dentro e fora - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Leia as instruções e peça para que observem os animais que estão dentro do cercado, marcando-os com um "X", e aqueles que estão para o lado de fora, circulando-os.
  • Trabalhe também o conceito dentro e fora utilizando histórias e fantoches. Como exemplo, sugerimos a história "O Bichinho da Maçã" do autor Ziraldo. Você pode confeccionar maçãs em E.V.A. e disponibilizar aos alunos, solicitando que recontem a história colocando o dedinho no buraquinho da maçã para imitir o bichinho. Neste momento, trabalhe o conceito dentro e fora usando o bichinho da maçã.
  • Leve a turma até a quadra de esportes ou algum espaço externo e brinquem com caixas de papelão vazias. Você deve dar os comandos "Vamos para dentro da caixa!" ou "Agora todos fora da caixa!". Utilize também bambolês com o mesmo propósito.
  • Proponha outras brincadeiras utilizando, por exemplo, bambolê. Disponibilize um bambolê para cada criança e brinque com a turma de pular para dentro e para fora do bambolê. Explique que quando você falar a palavra "dentro" eles devem pular para dentro do bambolê. Por outro lado, quando você falar a palavra "fora" eles devem pular para fora do bambolê.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

Comentários

X