Criando minha tartaruga - Colagem
Esta atividade educativa, “Criando minha tartaruga”, tem como objetivo colocar a criança em contato com os diferentes tipos de animais existentes no meio ambiente, mais especificamente a tartaruga, para conhecer suas características e desenvolver a consciência de valorização da vida de todos os seres vivos e a importância da preservação ambiental a fim de evitar a extinção. Por ser uma atividade lúdica e prática a criança desenvolverá também habilidades de coordenação motora fina, expressão oral e criatividade. Educadores(as) e pais podem trabalhar essa atividade educativa com a criança, pois é simples e muito divertida!
Sugestões de Trabalho
- Explique para as crianças que no mundo existem diferentes tipos de seres vivos. Os animais também são seres vivos e possuem diferentes tipos e espécies, e, na aula de hoje, será estudada a tartaruga. Pergunte para as crianças se alguma delas já viu uma tartaruga. Vá dando as informações para as crianças de maneira natural e simples, conversando e interagindo com as crianças. Leve informações como: Quais as características de uma tartaruga; Como ela é; O que ela come; Onde ela vive.
- Se possível, coloque as crianças em contato com uma tartaruga de verdade. Pode pedir para alguma família levar se tiver a tartaruga como animal de estimação ou pode ser planejada uma saída pedagógica até o zoológico da cidade. Leve também para a aula, tartarugas de brinquedos ou de pelúcia para as crianças manipularem. Conte para as crianças a fábula “A Lebre e a Tartaruga” e ilustre mostrando a elas esse vídeo: A Lebre e a Tartaruga (O Coelho e a Tartaruga)".
- Apresente a atividade proposta na folha “Criando minha tartaruga”, oriente as crianças a recortarem o fundo de uma garrafa pet verde pequena (aproximadamente 250 ml) e peça para encherem o fundo da garrafa recortada com pedaços de papel amassado. Feito isso, cole esse fundo de garrafa recortado e cheio de papel na circunferência da folha de atividade formando o caso da tartaruga. Decore como quiser. Peça para cada criança dar um nome para sua tartaruga e apresenta-la para turma. Você poderá também realizar essa atividade optando por outros materiais reciclados para fazer o caso como por exemplo: forminhas de doces, cartela de ovo recortada, pratinho de papelão, bolinhas de papel amassada, tinha guache, etc.
- Coloque para as crianças a música “Tartaruga” encontrada aqui: Tartaruga". Ouça mais de uma vez e peça para as crianças prestarem atenção na letra. Depois converse com as crianças sobre as características da tartaruga que são faladas na música. Estimule as crianças a dançarem. Elabore uma coreografia simples e ao som da música, dance com as crianças.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Linguagem oral e Escrita | Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos. |
Natureza e Sociedade | Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. |
Natureza e Sociedade | Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas. |