+


Corpo, Movimento e Saúde

O objetivo dessa atividade educativa “Corpo, Movimento e Saúde” é ensinar para as crianças a importância da atividade física para nossa saúde, e trabalhar também com o tema atividade física e esporte, explicando que toda forma de movimento é uma atividade física mas que nem toda atividade física é um esporte, pois o esporte é uma forma de atividade física organizada e com regras específicas. Esse tema é muito importante ser abordado desde cedo com as crianças pois possibilita o desenvolvimento motor, físico, social e emocional das crianças, além de iniciar um hábito saudável que poderá perdurar por toda sua vida. Vamos falar de atividade física e vamos nos movimentar??

Corpo, Movimento e Saúde - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça uma roda de conversa com as crianças e pergunte a elas quem sabe o que é atividade física. Espere pela resposta das crianças. A partir da resposta, vá ensinando que toda forma de movimento do corpo é uma atividade física e que praticar atividade física regularmente é super importante para nossa saúde. Explique que todo mundo pode praticar atividade física: homens, mulheres, crianças...todas as pessoas! Aproveite para explicar que existem várias formas de atividades físicas: brincadeiras, ginásticas, esportes, entre outras, e que cada um pode escolher a que mais gosta para praticar e ter saúde!!
  • Para ilustrar sua explicação, faça uma sessão cinema com as crianças e assistam "Saúde! Com Dr. Esporte!!". Depois de assistir, pergunte para as crianças quais as coisas faladas no vídeo que são importantes para nossa saúde. Converse com as crianças sobre higiene, alimentação saudável e sobre as atividades físicas.
  • Converse com as crianças sobre jogos e esportes. Explique que os jogos e esportes são formas de atividades físicas organizadas e com regras que devem ser seguidas para sua execução. Diga que além de saudáveis, os jogos e esportes podem ser atividades muito divertidas!! Pergunte para as crianças quais jogos e esportes que elas conhecem. Deixe-as falarem livremente. Fale um pouco com as crianças sobre alguns esportes como: futebol, vôlei, natação, judô, basquete, karatê etc.
  • Faça uma dinâmica com as crianças. Você pode escolher em nosso blog algumas opções como: assistam "Dinâmicas e Brincadeiras: A Canoa Virou" ou assistam " Dinâmicas e Brincadeiras: Coelhinho Sai da Toca ". Explique as regras e divirta-se com as crianças.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa “Corpo, Movimento e Saúde”. Converse com as crianças sobre a importância da prática de atividade física para a saúde da pessoa. Fale sobre os diferentes tipos de atividade física como as danças, os jogos, os esportes, as ginásticas, entre outros. Mostre que na folha, temos quatro crianças já vestidas com suas roupas próprias para a prática de sua atividade física favorita. Pergunte para as crianças quais atividades cada uma está pronta para fazer. Explique que na imagem: uma criança já está com o uniforme do futebol, outra está pronta para natação, uma está toda preparada para andar de patins e outra está pronta para o balé. Peça para as crianças ligarem a atividade física com a criança vestida com a roupa adequada a sua prática. Primeiro fale com as crianças como ligar e depois deixe que as crianças façam. Vá supervisionando e ajudando as crianças se necessário.
  • Divida as crianças em grupos. Depois, entregue jornais e revistas velhos para os grupos e peça para cada grupo recortar imagens de pessoas praticando esportes ou qualquer outra atividade física. Quando terminarem, peça para cada grupo apresentar para o restante da turma quais figuras recortaram e falarem um pouco sobre o que as pessoas estavam fazendo na imagem.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO06 O eu, o outro e o nós Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
EI02CG04 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Movimento Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
Matemática Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.

Comentários

X