Cores e Formas Geométricas
Com esta atividade educativa as crianças do Maternal podem adquirir conhecimentos sobre as cores primárias e também aprender sobre as formas geométricas. Esta atividade auxilia a criança a identificar, utilizar e reproduzir as cores e formas, desenvolver as percepções visuais, auditivas e táteis, além de ampliar o vocabulário e apreciar as artes visuais. Esta ficha de atividade também pode ser utilizada em diversas outras situações, em casa ou na sala de aula, abordando outras diferentes cores e formas geométricas.
Sugestões de Trabalho
- Organize as crianças em roda de forma que todos possam se olhar e interagir. Converse sobre as cores primárias e suas variações e sobre algumas formas geométricas (triângulo, retângulo, quadrado, círculo, losango). Utilizando desenhos na parede, fotos coloridas e até mesmo as roupas e sapatos dos alunos, mostre a diversidade de cores e formas que os cercam. Incentive a conversa perguntando, por exemplo, a cor preferida de cada um.
- Proponha uma experiência com água e anilina nas cores primárias. Em uma garrafa pet transparente coloque água e pingue algumas gotas de anilina, peça que as crianças observem o resultado. Você pode também misturar algumas cores.
- Apresente às crianças os Blocos Lógicos, valorizando suas formas e cores. Permita que as crianças manuseiem e observem os blocos. Faça perguntas para incentivar a observação, como por exemplo, "Vocês conhecem os Blocos Lógicos?", "Quais são estas figuras geométricas?", "Quais são suas cores?", etc.
- Faça algumas formas geométricas de diferentes cores (azul, amarelo, vermelho, verde) em papel cartão ou EVA e espalhe pela sala de aula. Mostre uma forma geométrica aos alunos e peça que encontrem a mesma forma mostrada dentre aquelas espalhadas pela sala. Você pode também fixar as figuras nas roupas das crianças e pedir que se agrupem de acordo com a mesma forma geométrica.
- Proponha brincadeiras utilizando as formas e as cores. Por exemplo, brinque de bolinhas de sabão e enfatize o formato, em seguida, peça às crianças para desenharem círculos de diferentes cores. Disponibilize desenhos de um sorvete na casquinha e peça que coloram apenas o triângulo de giz de cera amarelo.
- Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera e peça às crianças que pintem as formas geométricas de acordo com as cores da legenda. Em seguida, oriente-os a ligar as formas iguais.
- No pátio ou área externa, cole no chão algumas figuras geométricas de tamanho grande e de diferentes cores, por exemplo, um quadrado azul, um triângulo vermelho e um círculo amarelo. Brinque com as crianças dizendo: "Meninas no triângulo vermelho", "Meninos no quadrado azul", "Meninas de cabelo preso no círculo amarelo", etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01EO03 | O eu, o outro e o nós | Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI01EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. |
EI01ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas. |
EI01ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos. |
EI01ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |