Coordenação Motora - Pintura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Coordenação Motora -
Esta atividade educativa é voltada para alunos da creche, sendo ideal para exercitar a coordenação motora fina e desenvolver a habilidade no manejo de objetos destinados à pintura e escrita. Nesta atividade a criança deve observar o caminho e pintá-lo utilizando giz de cera, ou algum outro material para pintura como tinta guache, conforme proposto na ficha. Com esta atividade você incentiva a exploração e manipulação de materiais de pintura, e ainda, o reconhecimento de movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Sugestões de Trabalho
- Peça às crianças que observem a ilustração na ficha de atividade e descrevam o que podem ver.
- Converse com as crianças e estimule-as a contar o que vêem e encontram no caminho para casa, por exemplo, se encontram um amigo, passam por uma padaria etc.
- Peça também que descrevam a paisagem do caminho até sua casa.
- Apresente a atividade proposta na ficha às crianças. Diga à elas que o garotinho João precisa voltar para sua casa e que é preciso levá-lo até lá. Disponibilize giz de cera e oriente as crianças a pintar o caminho do João até sua linda casinha.
- Peça às crianças que desenhem a própria casa, depois disponibilize lápis de cor e oriente-as a pintar como quiserem.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO02 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. |
EI02ET06 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |