Contorno do Corpo Humano
O objetivo dessa atividade educativa é enriquecer o trabalho em sala de aula e proporcionar às crianças da creche o conhecimento do seu próprio corpo, de suas capacidades de movimento, percepção, coordenação, criatividade, etc. Nesta atividade, destaca-se principalmente o trabalho com a linguagem oral e corporal, o conhecimento de nós mesmos e das pessoas com as quais convivemos além da exploração e manipulação de materiais de pintura. Relacionado à atividade proposta na ficha você também encontra sugestões de trabalho, proporcionando em todos os momentos um processo de ensino e aprendizagem divertido.
Sugestões de Trabalho
- Leve as crianças a uma sala com espelhos. Caso a escola não tenha uma sala desse tipo, leve para a aula, se possível, um espelho comprido. Oriente as crianças a observarem seu próprio corpo e o corpo de seu colega, expressando oralmente o que estão observando. Converse com elas sobre as suas características, semelhanças entre os membros do corpo e com o corpo do outro.
- Pergunte aos alunos o que acharam quando se viram no espelho, o que foi mais legal e se gostaram de se ver.
- Converse com as crianças enfatizando as semelhanças e diferenças físicas, por exemplo cor dos olhos, cabelo, pele, altura etc.
- Organize as crianças em uma roda e trabalhe a música "Agora eu quero ver", fazendo os movimentos com o corpo conforme a letra da música. Mostre como se faz e, em seguida, peça que as crianças a acompanhe.
- Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Disponibilize giz de cera ou outro lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir o contorno do corpo e, depois, observar e desenhar o que está faltando. Nesse momento, lembre as crianças do que deverá ser desenhado, perguntado: "o que está faltando nesse desenho?", "o rosto está completo?", "não esqueçam de desenhar o cabelo!" etc. Depois disponibilize lápis de cor e peça que pintem como quiserem.
- Leve para a sala de aula uma folha de papel Kraft. No chão na sala de aula ou em um espaço externo, escolha um menino ou menina para deitar sobre a folha e fazer o contorno do corpo. A turma ajudará a enfeitar o desenho com olhos, nariz, boca, cabelo etc.
- Disponibilize folhas de jornal e oriente as crianças a confeccionar bonecos de jornal.
- Você pode também propor às crianças brincadeiras e exercícios corporais como pular em um pé só, brincar de estátua, morto-vivo etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01EO02 | O eu, o outro e o nós | Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa. |
EI01EO05 | O eu, o outro e o nós | Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso. |
EI01CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. |
EI01CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. |
EI01CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. |
EI01CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI01ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles. |
EI02EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. |
EI02EO05 | O eu, o outro e o nós | Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. |
EI02CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Movimento | Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |