Contando as bandeirinhas da Festa Junina
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Festa Junina - Escrita - Números - Matemática - Contagem -
As bandeirinhas além de servirem de decoração na Festa Junina, também nos ajudam no ensino da Matemática na Educação Infantil. Nessa atividade, a criança é estimulada a contar, escrever os números e colorir seu desenho. Ela aprende entre outras coisas, a contar e fazer relação dos números com a quantidade que ele representa.
Sugestões de Trabalho
- Relembre com as crianças os números. Escreva na lousa os números de 0 a 10.
- Na lousa, peça para cada criança desenhar a quantidade que cada número representa. Ela pode fazer círculos, corações, flores, o que preferirem. Você escreve o número e a criança desenha na frente dele a quantidade que o número representa.
- Apresente para a criança a atividade proposta na folha. Fale um pouquinho sobre as bandeirinhas como parte importante da decoração da Festa Junina e explique que juntos, irão contar as bandeirinhas e escrever na figura a frente, o número de bandeirinhas de cada varal. Ao final da atividade, oriente as crianças a pintarem o desenho de maneira bem colorida.
- Pegue papeis de seda coloridos, ou até mesmo pedaços de tecidos e corte com as crianças no formato de pequenas bandeirinhas. Agora, peça para que cada criança cole o recorte sobre o desenho da atividade, decorando-o de maneira bem criativa.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |