Conhecendo as profissões
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Estudos Sociais - Profissões -
Esta atividade educativa tem como objetivo explorar o conhecimento sobre as diversas profissões, suas características e importância na sociedade dentro do ambiente escolar. Com esta ficha de atividade, as crianças podem desenvolver conhecimentos sobre a vida social, fazer uso da linguagem oral, desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora, bem como desenvolver sua percepção auditiva e visual. Você pode trabalhar esta atividade com crianças em idade pré-escolar, objetivando um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e proveitoso.
Sugestões de Trabalho
- Disponha as crianças em uma roda de conversa e pergunte sobre as profissões que elas conhecem. Proponha a realização de uma pesquisa em casa sobre a profissão dos pais/responsáveis. Você pode elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares. Algumas sugestões de questões são: "Nome", "Profissão", "Nome do local onde trabalha", etc.
- Em um segundo momento, converse com a turma sobre a pesquisa realizada em casa com relação à profissão dos pais/responsáveis. Incentive-as a expressarem suas dúvidas e curiosidades que surgiram a partir da pesquisa.
- Converse com as crianças sobre as profissões presentes no ambiente escolar. Leve as crianças para visitar a biblioteca, a cantina, a sala dos professores, a secretaria e sala de coordenação para observarem o trabalho de cada um dos profissionais.
- Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Dialogue com a turma sobre cada uma das profissões apresentadas na ficha (professora, cozinheiro, bombeiro, médico, juiz), descrevendo-as e mostrando suas características e importância na sociedade. Em seguida, disponibilize giz de cera e solicite que as crianças observem cada figura e com um traço liguem as profissões aos correspondentes objetos de trabalho. Neste momento, você pode também explorar outras profissões como engenheiro, enfermeiro, padeiro, dentista, etc.
- Proponha às crianças uma brincadeira. Leve para a sala de aula uma caixa com instrumentos utilizados em diversas profissões. Tire os objetos de dentro da caixa e deixe que as crianças os relacionem com as profissões estudadas anteriormente.
- Em um outro momento, você pode solicitar às crianças a representação de algumas profissões discutidas anteriormente através de desenhos. Você pode disponibilizar também revistas e solicitar que recortem imagens das profissões, como as de um fotógrafo, pintor, engenheiro, bombeiro, etc. Confeccione cartazes com os desenhos, colocando também o nome das profissões. Por exemplo, confeccione um cartaz com a imagem e a palavra pintor, mostre o cartaz à turma e peça que todos tentem ler a palavra (se já estiverem alfabetizados). Desafie também as crianças a buscarem na caixa o instrumento que ele usa para exercer a profissão.
- Após o estudo de diversas profissões, proponha às crianças uma brincadeira de adivinhação. Descreva atividades exercidas em várias profissões e peça aos alunos que adivinhem o profissional que as exerce. Por exemplo, faça perguntas como: "Quem constrói casas?", "Quem fabrica o pão?", "Quem cria bois/vacas?", "Quem corta cabelos?", etc.
- Realize com as crianças uma brincadeira de faz-de-conta, em que elas são os profissionais. Por exemplo, brinque de cozinheiro utilizando massinha de modelar. Brinque de engenheiro/construtor utilizando os blocos de madeira. Lembre-se sempre de dialogar com as crianças sobre a importância de cada profissão.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. |