+


Complete a sequência - Dia das bruxas

Esta atividade de reconhecimento de padrões do dia das bruxas é voltada às crianças da educação infantil e visa auxiliar a formação pessoal e o conhecimento de mundo. O objetivo principal desta atividade é, através do lúdico, desenvolver a discriminação visual, reconhecer objetos e relacioná-los. Com esta atividade as crianças em idade pré-escolar podem ainda desenvolver capacidades de manipulação e exploração de objetos, suas principais características e propriedades, além de possibilidades associativas de relacionar e encaixar.

Complete a sequência - Dia das bruxas - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre o Dia das bruxas. Conte sobre os seus símbolos e significados, abordando também temas como a cultura e a arte de países que comemoram esta data. Leia a história: "A Cozinha da Bruxinha" - Autor: Anne Glauce Freire
  • Com a ajuda das crianças, decore a sala de aula com o tema do dia das bruxas. Para deixar o dia mais divertido proponha às crianças alguma fantasia, como por exemplo a fantasia de esqueleto. Para isso, você pode confeccionar máscaras de esqueleto para turma ou maquiá-los.
  • Peça às crianças que representem através de desenho algum símbolo do Dia das Bruxas. Uma ideia é solicitar que desenhem, por exemplo, uma abóbora ou um esqueleto. Para incentivar a criatividade da turma, você pode pedir que montem um esqueleto utilizando palitos de fósforo ou cotonetes. Mostre o desenho de um esqueleto e dê a ideia do que eles podem fazer.
  • Apresente à turma a atividade proposta na ficha. Explique a atividade, mostrando as imagens para que as crianças possam ver a sequência que elas estão formando. Em seguida, mostre as imagens da folha "Anexo 1" e explique que cada uma delas completa uma sequência. Ao realizar a atividade, oriente para que as crianças recortem e colem cada imagem sobre o quadro correspondente.
  • Trabalhe também o raciocínio lógico-matemático através da montagem de sequências lógicas utilizando materiais que temos em casa: carrinhos, bolinhas, blocos tipo lego, bonequinhas, etc. Para as crianças menores, comece com sequências mais simples (por exemplo, de dois elementos). Depois trabalhe com sequências com mais elementos e mais características por elemento.
  • Você pode ainda confeccionar peças utilizando E.V.A. (o formato das peças pode estar relacionado, por exemplo, ao tema trabalhado) e cartelas de controle, com desenhos do mesmo formato das peças, para a turma ver e imitar. Solicite que montem sequências seguindo a indicação da cartela.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.

Comentários

X