Complete a sequência - Dia das bruxas
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Datas Comemorativas - Dia das Bruxas - Matemática - Padrões -
Esta atividade de reconhecimento de padrões do dia das bruxas é voltada às crianças da educação infantil e visa auxiliar a formação pessoal e o conhecimento de mundo. O objetivo principal desta atividade é, através do lúdico, desenvolver a discriminação visual, reconhecer objetos e relacioná-los. Com esta atividade as crianças em idade pré-escolar podem ainda desenvolver capacidades de manipulação e exploração de objetos, suas principais características e propriedades, além de possibilidades associativas de relacionar e encaixar.
Sugestões de Trabalho
- Converse com as crianças sobre o Dia das bruxas. Conte sobre os seus símbolos e significados, abordando também temas como a cultura e a arte de países que comemoram esta data. Leia a história: "A Cozinha da Bruxinha" - Autor: Anne Glauce Freire
- Com a ajuda das crianças, decore a sala de aula com o tema do dia das bruxas. Para deixar o dia mais divertido proponha às crianças alguma fantasia, como por exemplo a fantasia de esqueleto. Para isso, você pode confeccionar máscaras de esqueleto para turma ou maquiá-los.
- Peça às crianças que representem através de desenho algum símbolo do Dia das Bruxas. Uma ideia é solicitar que desenhem, por exemplo, uma abóbora ou um esqueleto. Para incentivar a criatividade da turma, você pode pedir que montem um esqueleto utilizando palitos de fósforo ou cotonetes. Mostre o desenho de um esqueleto e dê a ideia do que eles podem fazer.
- Apresente à turma a atividade proposta na ficha. Explique a atividade, mostrando as imagens para que as crianças possam ver a sequência que elas estão formando. Em seguida, mostre as imagens da folha "Anexo 1" e explique que cada uma delas completa uma sequência. Ao realizar a atividade, oriente para que as crianças recortem e colem cada imagem sobre o quadro correspondente.
- Trabalhe também o raciocínio lógico-matemático através da montagem de sequências lógicas utilizando materiais que temos em casa: carrinhos, bolinhas, blocos tipo lego, bonequinhas, etc. Para as crianças menores, comece com sequências mais simples (por exemplo, de dois elementos). Depois trabalhe com sequências com mais elementos e mais características por elemento.
- Você pode ainda confeccionar peças utilizando E.V.A. (o formato das peças pode estar relacionado, por exemplo, ao tema trabalhado) e cartelas de controle, com desenhos do mesmo formato das peças, para a turma ver e imitar. Solicite que montem sequências seguindo a indicação da cartela.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. |