Colorindo desenhos com a vogal U
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras -
Atividades lúdicas proporcionam às crianças da creche e pré-escola um aprendizado estimulante e divertido. Com esta atividade os alunos podem aprender sobre as letras do alfabeto, as vogais e também aprender a reconhecer seus sons. Além de auxiliar no processo de descoberta da escrita e da leitura, esta atividade também permite trabalhar com a vogal "U" e o reconhecimento de seu som através da observação de desenhos.
Sugestões de Trabalho
- Converse com as crianças sobre as vogais, mostrando a letra em seus nomes, uniformes, nomes de objetos em sala de aula, etc. Escreva a vogal U (bem grande) na lousa em letra maiúscula e reproduza com as crianças os movimentos de traçado da letra com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, etc.
- Faça o traçado da vogal U em papel cartão ou cartolina e peça aos alunos para colarem botões, algodão, folhas secas ou outros materiais sobre o limite da letra. No final, exponha o trabalho realizado pelas crianças.
- Prepare um bingo de vogais, em que as vogais devem ser colocadas para formar uma palavra. Uma outra ideia é trabalhar com um alfabeto móvel, em que as crianças devem reproduzir palavras cujos nomes começam com a vogal U.
- Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Solicite às crianças que observem os desenhos na ficha e nomeie-os. Aproveite para destacar a vogal U. Em seguida, disponibilize lápis de cor ou giz de cera e peça para as crianças colorirem apenas os desenhos cujos nomes começam com a vogal "U".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |