Colorindo desenhos com a vogal E
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras -
Esta atividade permite trabalhar com a vogal "E" e o reconhecimento do seu som por meio da observação de desenhos, contribuindo assim para o processo de descoberta da leitura e escrita bem como para o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora e da percepção visual. Por meio do lúdico, pais e professores podem oferecer aos alunos da educação infantil uma alfabetização mais agradável e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Converse com as crianças sobre as vogais, mostrando a letra nos seus uniformes, nomes e objetos em sala de aula. Escreva a vogal "E" (bem grande) na lousa em caixa alta.
- Faça o traçado grande da vogal "E" em cartolina ou papel cartão e peça para que os alunos façam bolinhas com papel colorido e colem sobre o limite da letra. Pode-se utilizar também outros materiais de colagem (botões, algodão, sementes, etc.) para cobrir o traçado da letra.
- Prepare uma caixa surpresa com vários objetos e proponha uma brincadeira em que as crianças devem procurar na caixa um brinquedo cujo nome começa com a vogal "E". Esta brincadeira pode ser realizada com todas as vogais.
- Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Peça à elas que observem os desenhos na ficha e nomeie-os. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera colorido e oriente-as a colorir apenas os desenhos cujos nomes começam com a vogal "E".
- Escreva na lousa os nomes dos desenhos apresentados na ficha que se iniciam com a letra E. Peça que as crianças identifiquem as letras e utilizando um alfabeto móvel reproduzam as palavras.
- Proponha às crianças a confecção das vogais utilizando massinha de modelar, barbante, lã, palitos de fósforo, palitos de sorvete ou canudinhos
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |