Colorindo desenhos com a vogal A
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras -
As crianças em idade pré-escolar podem aprender as vogais e reconhecer seus sons através de brincadeiras e atividades lúdicas, auxiliando assim no processo de descoberta da escrita e da leitura. Além de trabalhar com a vogal "A", esta atividade educativa também auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade e da linguagem oral e visual.
Sugestões de Trabalho
- Converse com a turma sobre as vogais e mostre as vogais no uniforme das crianças, nos seus nomes e objetos na sala de aula. Escreva a vogal A (bem grande) na lousa em caixa alta.
- Apresente a vogal feita em E.V.A., lixa, esponja ou outro material que as crianças possam tatear. Peça às crianças que tateiem a letra observando os movimentos necessários para contorná-la. Explore também o movimento de escrita da vogal A com o dedo no ar, na areia, em cartelas de lixa ou sobre a carteira.
- Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha e oriente-os para a realização da atividade. Peça aos alunos que observem os desenhos na ficha e nomeie-os. Disponibilize lápis de cor ou giz de cera colorido e oriente-os a colorir apenas os desenhos cujos nomes se iniciam com a letra "A".
- Escreva os nomes dos desenhos na lousa (ou apenas o nome daqueles que se iniciam com a vogal A) e, se possível, explore outros conceitos além da vogal "A" como: o reconhecimento de outras letras do alfabeto, as sílabas, os sons, a contagem de letras em cada palavra, etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |