Colagem com palitos de fósforo - Sol
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Datas Comemorativas - Dia do Meio Ambiente - Coordenação Motora -
O objetivo desta atividade educativa de colagem com palitos de fósforo é auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil. Além de ser um passatempo lúdico e divertido, as atividades de colagem utilizando diferentes materiais como macarrão, palitos de sorvete, lã, barbante e sementes são uma excelente oportunidade para desenvolver a percepção visual, a coordenação motora fina e a criatividade das crianças do maternal e pré-escola.
Sugestões de Trabalho
- Proponha a atividade da ficha para as crianças. Mostre o desenho do sol e explique para a turma como a atividade será realizada. Primeiramente, disponibilize giz de cera ou lápis de cor e peça que pintem o sol. Em seguida, disponibilize lã de cor amarela e oriente-os a colar o fio de lã no contorno do sol, pedindo para que tomem cuidado ao passar a cola e posicionar a lã no papel. Por fim, disponibilize palitos de fósforo e peça que colem sobre os raios de sol seguindo os pontilhados.
- Proponha uma arte livre (pode ser abstrata) utilizando algum material para colagem como barbante, lã ou sementes, e deixe que as crianças interajam com o material utilizado.
- Disponibilize revistas antigas e peça às crianças para que recortem partes do rosto (boca, olhos e nariz). Em uma folha de papel A4 faça o contorno do rosto e peça para as crianças colarem as partes recortadas para completar o rosto. Você pode também sugerir que colem pedaços de barbante e lã para fazer os cabelos. Ao final, organize uma exposição com os trabalhos de cada criança.
- Explique para as crianças a importância da luz solar para todos os seres vivos. Reforce sua explicação através de uma musica ou conto infantil.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET02 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. |
Natureza e Sociedade | Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento. |