Colagem com folhas
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Ciências - Animais e Plantas - Datas Comemorativas - Dia da Árvore - Dia do Meio Ambiente -
Esta atividade educativa tem como objetivo trabalhar e explorar movimentos de preensão e manipulação. Por meio do lúdico, as crianças podem explorar e manipular diferentes objetos como galhos, folhas secas, folhas verdes, etc. e, ainda, explorar suas propriedades. Este material também possibilita trabalhar relações simples de causa e efeito, como apertar, quebrar e triturar esse objetos, além de conscientizar os alunos par a importância das árvores e da preservação do meio ambiente. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um auxílio no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais divertido e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Inicialmente, leve as crianças para um passeio no pátio ou área externa para observarem as plantas e árvores. Peça que coletem uma variedade de folhas (verdes ou secas). Leve para a sala de aula o material recolhido e converse com a turma sobre as diferentes formas, cores e texturas das folhas.
- Incentive para que as crianças descrevam as características das folhas que coletaram. Levante algumas questões como: "Com o que as folhas se parecem?", "Elas tem algum algum cheiro?", "Quando apertadas, fazem algum som?", etc.
- Converse com as crianças também sobre as árvores das quais as folhas caíram. Comente sobre a altura das árvores, os troncos, galhos e ramos e, também, sobre o cuidado que devemos ter com as árvores e plantas. Neste momento, você pode explorar também conceitos matemáticos como maior e menor, alto e baixo, etc.
- Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Peça que analisem a ilustração. Oriente a realização da atividade, fazendo a colagem com as folhas recolhidas no passeio.
- Exponha as colagens em um espaço acessível aos alunos. Converse com eles sobre a exploração dos materiais, apreciando o resultado e incentivando-os a observar e comparar as cores, formas e texturas
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET02 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. |