Colagem com casca de ovo - pintinho
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem -
Com esta atividade educativa, pais e professores podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil através de técnicas que trabalham a coordenação motora e o controle das mãos e dedos para manipulação de diferentes materiais. Nesta atividade, as crianças podem utilizar pedacinhos de cascas de ovos para decorar o desenho do pintinho, explorando assim novas texturas e sensações.
Sugestões de Trabalho
- Solicite aos pais e/ou responsáveis que separem cascas de ovos para a realização da atividade. As cascas de ovos devem sempre ser lavadas e colocadas ao sol para secagem e retirada de odores.
- Apresente e explique aos alunos a atividade proposta na ficha. Oriente-os para que quebrem as cascas de ovos em pedaços bem pequenos e colem sobre o desenho da casca do pintinho, preenchendo o espaço em branco. Comente sobre a importância de se respeitar o traçado do desenho durante a colagem do material, para que a imagem não fique desconfigurada.
- Você pode sugerir que as crianças façam algum desenho livre e utilizem materiais de colagem (cascas de ovo, cascas de lápis apontado, etc.) para decorar o desenho. Organize com a turma uma exposição dos desenhos produzidos.
- Trabalhe também com a temática "Animais". Em roda converse com as crianças sobre as características da galinha e pintinhos, incentivando-as a levantar hipóteses sobre o tamanho, cor, o que comem, onde vivem, etc. Trabalhe músicas, parlendas, poemas ou histórias relacionadas ao tema.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO03 | O eu, o outro e o nós | Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |