Cheio e vazio
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Matemática - Medidas -
Esta atividade possibilita desenvolver a criatividade, a percepção, a coordenação motora ampla bem como habilidades cognitivas e visuais, sendo voltada à crianças do maternal e pré-escola. Nesta atividade, a criança pratica conceitos matemáticos, como noções espaciais, identificando se a cesta está cheia ou vazia. Outros conteúdos também podem ser trabalhados com este material, além do conteúdo central "cheio" e "vazio", dependendo das observações levantadas durante a realização da atividade.
Sugestões de Trabalho
- Proponha à turma uma brincadeira com areia. Providencie baldes e potes de diferentes tamanhos que as crianças possam manusear. Peça para que todos enchem apenas os baldes menores com areia. Levante algumas questões como: "Todos os baldes e potes estão cheios?", "Quais estão vazios?", "Quais estão mais cheios?", etc. Neste momento, incentive o diálogo para que todos levantem hipóteses e criem novas. Em seguida, peça que formem uma fila para esvaziar os baldes, colocando a areia dos baldes menores nos potes maiores (ou vice-versa).
- Desenvolva outras atividades ou brincadeiras relacionadas ao conteúdo "cheio" e "vazio." Por exemplo, brinque de encher potes de iogurte com papel picado, bolinhas de papel e palitos e, depois, esvazie-os. Brinque de encher bexigas e depois esvaziar.
- Em sala de aula, realize a atividade proposta na ficha. Peça para que as crianças observem os desenhos das cestas. Pergunte qual cesta está cheia e qual está vazia. Pergunte também o que tem na cesta cheia. Em seguida, solicite que pintem a cesta que está cheia e desenhem maçãs (ou outras frutas) na cesta vazia.
- Você pode também explorar outras temáticas como frutas, cores e conceitos dentro e fora, leve e pesado, em cima e embaixo.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |