+


Cheio e vazio

Esta atividade possibilita desenvolver a criatividade, a percepção, a coordenação motora ampla bem como habilidades cognitivas e visuais, sendo voltada à crianças do maternal e pré-escola. Nesta atividade, a criança pratica conceitos matemáticos, como noções espaciais, identificando se a cesta está cheia ou vazia. Outros conteúdos também podem ser trabalhados com este material, além do conteúdo central "cheio" e "vazio", dependendo das observações levantadas durante a realização da atividade.

Cheio e vazio - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Proponha à turma uma brincadeira com areia. Providencie baldes e potes de diferentes tamanhos que as crianças possam manusear. Peça para que todos enchem apenas os baldes menores com areia. Levante algumas questões como: "Todos os baldes e potes estão cheios?", "Quais estão vazios?", "Quais estão mais cheios?", etc. Neste momento, incentive o diálogo para que todos levantem hipóteses e criem novas. Em seguida, peça que formem uma fila para esvaziar os baldes, colocando a areia dos baldes menores nos potes maiores (ou vice-versa).
  • Desenvolva outras atividades ou brincadeiras relacionadas ao conteúdo "cheio" e "vazio." Por exemplo, brinque de encher potes de iogurte com papel picado, bolinhas de papel e palitos e, depois, esvazie-os. Brinque de encher bexigas e depois esvaziar.
  • Em sala de aula, realize a atividade proposta na ficha. Peça para que as crianças observem os desenhos das cestas. Pergunte qual cesta está cheia e qual está vazia. Pergunte também o que tem na cesta cheia. Em seguida, solicite que pintem a cesta que está cheia e desenhem maçãs (ou outras frutas) na cesta vazia.
  • Você pode também explorar outras temáticas como frutas, cores e conceitos dentro e fora, leve e pesado, em cima e embaixo.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

Comentários

X