A Centopeia e os Números
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Números - Matemática - Contagem -
A atividade educativa “A Centopeia e os números” visa o trabalho com crianças em idade pré-escolar da sequência dos números de 1 a 10, suas respectivas quantidades, e o traçado gráfico de sua representação escrita. Além desses conceitos, essa atividade pedagógica também possibilita o desenvolvimento de motricidade fina através da escrita dos números, percepção visual, observação, raciocínio e expressão artística. É uma atividade simples e muito educativa que permite que Pais e Educadores a utilizem para ensinar os números e sua sequência para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula informando as crianças que hoje trabalharemos os números. Coloque os números móveis em uma caixa (certifique-se que na caixa tenha números de 1 a 10, não importa se tiverem repetidos) e peça para cada criança pegar um número. Depois utilizando uma fita adesiva, vá chamando na sequência: o número um (1) quem tem? A criança com o número 1 deverá levantar e colar seu número na lousa. Em seguida pergunte para as crianças: “Qual número vem agora? Espere pela resposta das crianças e então chame a criança com o número dois (2) para colá-lo na lousa logo ao lado do número um (1). Repita esse procedimento até o número dez (10).
- Ainda com a ajuda de fita crepe e dos números móveis, faça uma brincadeira com as crianças. Cole com fita crepe um número móvel na camiseta de cada criança. Coloque números de um a dez ou mais, dependendo da quantidade de criança. Depois peça para as crianças se organizarem em fila na sequência numérica. Deixe as crianças se organizarem e pensarem sobre a atividade. Se elas conseguirem, confira a fila, contando os números em voz alta e dê os parabéns para a turma! Se não conseguirem, vá orientando-as explicando sobre a sequência numérica.
- Para reforçar a aprendizagem das crianças sobre os números e sua sequência, você poderá mostrar esse vídeo “ Especial Os Pequerruchos Almanaque – Números do 1 ao 10”. Assiste uma vez com as crianças em silêncio. Depois, combine com as crianças de assistir novamente fazendo tudo o que o vídeo mandar. Você pode ir parando o vídeo na parte das instruções e perguntas, para as crianças conseguirem acompanhar com calma.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e explique a atividade para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre a centopeia, que é uma espécie de animal do grupo dos artrópodes e tem esse nome porque possui muitos pares de pernas (de 15 a 191). Explique para as crianças que o objetivo da atividade é preencher o corpo da centopeia com os números que estão faltando na sequência numérica. Conte com as crianças a sequência numérica em voz alta. Depois leia os números no corpo da centopeia e fique em silêncio nos espaços em branco. Pergunte para as crianças que número deveria estar ali, e peça para as crianças escreverem o número no devido local. Depois estimule-as a escolherem a cor de sua preferência e pintarem todo o corpo da centopeia que estiver em branco.
- Faça com as crianças um ditado dos números. Entregue uma folha em branco para as crianças e fale um número. Por exemplo: número 5. Cada criança deverá escrever na folha em branco a representação gráfica da escrita do número cinco. Feito isso, pergunte qual criança quer ir até a lousa desenhar a quantidade...pode ser cinco bolinhas, cinco estrelas…enfim...o que quiser. Vá ditando todos os números, fique atenta nas crianças e vá orientando-as quando necessário.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Matemática | Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. |
Matemática | Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |