+


Caça-Palavras de Halloween

O Halloween, ou dia das Bruxas como ficou conhecido no Brasil, tradicionalmente celebrado no dia 31 de outubro, possibilita através de um clima de mistério e misticismo, o trabalho com temas delicados como morte, espiritualidade, medo, terror, culturas diferentes, religiões, respeito, entre outros, tudo de uma maneira leve e lúdica, suavizando assim, essas questões tão representativas e difíceis. Essa atividade educativa do caça palavras do Halloween, além de abordar essa data comemorativa com as crianças, também desenvolve o senso crítico, capacidade de abstração, conhecimento de culturas diferentes, aumento do vocabulário, identificação dos símbolos e palavras do Dia das Bruxas e percepção visual.

Caça-Palavras de Halloween - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Fazer uma roda de conversa com as crianças e perguntar se elas já ouviram falar em Halloween. Ouvir pacientemente a resposta das crianças e então explicar que o Halloween é uma data comemorativa originada em outros países e que no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. É uma data que fala sobre o terror, o medo, a espiritualidade e em cada país tem um significado diferente. Mas que é muito importante pois além de divertido, é um momento onde paramos para refletir sobre nossos medos e receios.
  • Faça uma sessão cinema com as crianças. Providencie a pipoca e assista ao vídeo Dia das Bruxas – Árvore – Canção Infantil. Depois de assistir o desenho, converse com as crianças sobre o que elas acharam.
  • Faça a decoração da sala com as crianças com o tema Halloween. Peça com antecedência bexigas brancas e laranjas. Encha as bexigas e com uma caneta preta ou tinta guache preta, peça para cada criança decorar seu fantasma e sua abóbora. Faça você também para dar exemplos para as crianças de como fazer. Ao final da atividade, peça para cada criança apresentar seu trabalho e colocar em um lugar da sala de aula para decorá-la.
  • Proponha para as crianças a construção de um pirulito de fantasma. Entregue um pirulito para cada criança e um guardanapo de papel. Ensine a criança a cobrir a parte redonda do pirulito com o guardanapo de papel branco e amarre embaixo com um elástico, uma fita ou barbante. Faça os olhinhos com caneta preta e pronto! Está pronto o fantasma de pirulito!!
  • Inicie o trabalho com a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Explique que as palavras que deverão ser encontradas no caça-palavras representam símbolos encontrados no Halloween ou Dia das Bruxas. Oriente as crianças a buscarem as palavras com calma e fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Faça esculturas de massinha de modelar. Diga para as crianças que o tema da nossa escultura de massinha será Halloween ou Dia das Bruxas e deixe a criança fazer sua escultura como preferir. Ao final, peça para cada criança apresentar sua obra.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X