Borboletinha - Jogo das Sombras e Pintura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Música - Ciências - Animais e Plantas - Matemática - Formas -
Com essa atividade educativa você conseguirá trabalhar a música através da cantiga popular “Borboletinha” e a partir daí explorar habilidades como ritmo, motricidade, percepção visual, raciocínio e imaginação. É uma atividade ao mesmo tempo instrutiva e lúdica, que permite também o trabalho sobre temas como luz e sombra, animais e insetos da fauna brasileira, mais especificamente ensina sobre a borboleta, seus movimentos, como ela é e como vive. São amplas as possibilidades de trabalho com essa atividade, basta adequá-la ao seu objetivo de aprendizagem com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Converse com as crianças sobre os animais e os insetos que elas conhecem. Peça para elas falarem nomes de animais e insetos e vá anotando na lousa. Depois, faça um passeio com as crianças pelo pátio ou dependências da escola. Chame a atenção das crianças para observarem os insetos como formigas, mosquitos, borboletas e suas sombras e a sombra de seus amigos e a da própria criança. Pelo passeio, oriente a observação das crianças para todas as sombras que encontrarem, pode ser de pessoas, insetos, objetos etc. Peça para elas mostrarem toda sombra que encontrarem.
- Explique para as crianças de maneira simples o que é aquela sombra observada no passeio: Ensine que a sobra é um espaço com falta de luz que foi obscurecido por um corpo opaco, que pode ser o contorno de uma figura que fica entre ela e o foco de luz. De maneira bem simplificada, podemos dizer que a luz bate no corpo e este projeta sua sombra no chão ou na parede, dependendo da posição em que está. Ensine que a sombra sempre representa um corpo ou um objeto que ela reflete e, portanto, seu formato é exatamente igual ao daquele que ela projetou. Apague as luzes da sala de aula e acenda algumas lanternas. Brinque com as crianças de criar figuras projetando a sombra das mãos nas paredes.
- Faça uma roda de conversa com as crianças sobre o tema: borboleta. Informe que a borboleta é um inseto da fauna brasileira e fale um pouquinho sobre ela. Diga que ela possui asas e cores variadas. Quando adulta elas se alimentam do néctar das flores e suco das frutas. Elas são importantes para a restauração do nosso ecossistema pois além de serem fonte de alimento para seus predadores, também fazem a polinização.
- Entregue para as crianças a atividade educativa da folha. Cante com as crianças a música “Borboletinha” várias vezes e faça até mesmo coreografia com o movimento da borboleta. Em seguida, diga que precisaremos ajudar a borboleta a encontrar sua sombra correta, ou seja, devemos encontrar aquela sombra igualzinha ao desenho da borboleta no centro. Peça para as crianças olharem com atenção para o desenho da borboleta no centro e comparar com todas as sombras em volta. Vá executando a atividade junto das crianças, orientando a percepção visual, e atenção aos detalhes. Quando encontrarem a sombra correta, oriente as crianças a circularem a sombra da borboleta com o giz de cera da cor de sua preferência. Depois, peça para as crianças colorirem sua borboleta e a decorarem como quiserem. Ao final, peça para cada criança apresentar sua obra.
- Você também pode aproveitar a cantiga popular descrita na atividade e trabalhar com uma dinâmica educativa como sugerimos aqui nesse post "Cantiga Popular - Borboletinha". Assim você desenvolverá ainda mais a imaginação, expressão corporal e artística das crianças.
- Através de outra dinâmica educativa, a mímica, você poderá trabalhar também motricidade e movimento com as crianças. Você fala o comando e elas imitam. Podem imitar o bater da asa da borboleta, o salto do sapo, o biquinho do peixe, as asas de um pássaro e imitar expressões comuns do ser humano, como correr, abaixar, levantar, caminhar, pular, etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
EI02ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |