Bolo de Aniversário – Pintura e Colagem
Essa atividade pedagógica “Bolo de Aniversário – Pintura e Colagem” permite através do lúdico, o trabalho com a percepção do tempo cronológico e todas as mudanças físicas que ocorreram com a criança desde o nascimento até a idade atual. Com essa atividade a criança será capaz de representar quantitativamente a própria idade colando palitos de fósforo sobre o bolo e desenvolver, através de uma roda de conversa uma imagem positiva de si mesmo ao perceber as coisas que já aprendeu e consegue fazer e que antes, quando era mais jovem não conseguia. Confiança em suas habilidades e capacidades, expressão oral e artística são competências bem trabalhadas com essa atividade.
Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de conversa com as crianças e pergunte a idade delas. Explique que nossa idade é representada por cada ano que já vivemos. Diga que quanto mais o tempo passa, mais anos temos e mais aprendemos. Pergunte para as crianças o que elas conseguem fazer sozinhas. Dê exemplos para incentivar a conversa: brincar, guardar os brinquedos, escovar os dentes, tomar banho, comer, dançar, correr, pular, andar etc. Vá notando na lousa a resposta das crianças.
- Peça para as crianças representarem a sua idade levantando o número de dedos referente a idade que possui. Vá perguntando uma a uma a idade e peça para a criança ao invés de responder falando, apenas levantar os dedinhos no ar na quantidade referente a sua idade. Depois, entregue palitos de fósforo para as crianças e peça para cada criança separar em cima de sua mesinha a quantidade de palitos referente a sua idade.
- Faça uma dinâmica com as crianças. Pegue uma bola e disponha as crianças em círculo. Escolha uma criança para começar com a bola. Essa criança deverá falar sua idade e dizer o número de sua idade em atividades que gosta e sabe fazer. Por exemplo: “eu sou a Nina, tenho 3 anos e as três atividades que gosto são brincar, comer e dançar”. Quando a criança terminar de falar ela passa a bola para a criança ao lado que deverá então falar sobre si. E assim por diante até que todas as crianças tenham participado.
- Entregue para as crianças a atividade proposta na folha. Leia o enunciado para as crianças em voz alta e explique o que deve ser feito. Diga que primeiro elas deverão deixar o bolo bem colorido e enfeitado, e depois deverão colar sobre ele a sua idade representada por palitos de fósforos. Então se a criança tiver 3 anos deverá colar três palitos, se tiver quatro anos deverá colar quatro palitos e assim por diante. Fique à disposição para ajudar as crianças no desenrolar da atividade. Ao final, peça para cada criança, uma por vez, dizer seu nome, sua idade, mostrar seu bolo, dizer quantos palitos colou e falar também algumas atividades que gosta e sabe fazer. Valorize as respostas de cada criança.
- Entregue massinhas de modelar de variadas cores para as crianças e peça para elas criarem o seu bolo de aniversário de massinha.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO02 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Artes Visuais | Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |