Árvore de Natal de Formas Geométricas
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Natal - Matemática - Formas -
Essa atividade educativa “Árvore de Natal de Formas Geométricas” permite inserir a criança no universo da data comemorativa do Natal, ensinando sobre sua origem e seu verdadeiro significado, ao mesmo tempo que reforça o aprendizado das crianças sobre formas geométricas, pois o desenho da árvore de Natal é formado pelo retângulo, círculo e triângulo. Além disso, essa atividade também possibilita o reconhecimento das cores, o desenvolvimento das percepções visuais da criança, bem como habilidades de atenção, observação, relação e expressão artística através da pintura.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o Natal. Fale que o Natal é uma data comemorativa e um feriado cristão que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Ele acontece todos os anos no dia 25 de dezembro, mas logo no final de novembro as pessoas já começam a decorar suas casas, lojas e cidades com enfeites natalinos. Nessa época, as pessoas costumam festejar com amigos e familiares. O Natal inspira nas pessoas a reflexão de temas como: a bondade, a solidariedade, a paz, a caridade etc. Muitas pessoas costumam trocar presentes também no Natal, mas é muito importante lembrarmos que o verdadeiro significado do Natal está no amor fraterno e não meramente no valor comercial com a compra de presentes.
- Para reforçar a aprendizagem das crianças sobre Natal mostre esse vídeo “ O Primeiro Natal – A história do Natal Contada pelas Crianças”. Converse com as crianças sobre o vídeo e pergunte o que elas entenderam do vídeo. Peça para as crianças recontarem a história com as palavras dela.
- Ensine para as crianças sobre alguns símbolos do Natal. Fale sobre o Papai Noel, a Árvore de Natal, o Boneco de Neve, as Renas, a decoração natalina, as músicas, a ceia de natal, os presentes, as boas ações, os cartões de Natal, os amigos secretos. Converse com as crianças e pergunte para elas, o que elas já viveram no Natal. Deixe-as falarem livremente. Depois entregue um pedaço de papel em branco e oriente cada criança a criar seu cartão de Natal. Depois que todas terminarem, faça um amigo secreto entre elas para que elas troquem entre si, o cartão que confeccionaram.
- Entregue para as crianças a atividade educativa “Árvore de Natal de Formas Geométricas”. Diga que, usando um retângulo, um triângulo e alguns círculos confeccionaremos nossa árvore de natal. Leia o enunciado da atividade e explique-o calmamente para as crianças. Diga que, usando pincel e tinta guache, elas deverão pintar o retângulo de marrom, os círculos de vermelho e o triângulo de verde. Fique à disposição das crianças para orientá-las durante a atividade se necessário. Quando todas terminarem, crie uma exposição na sala de aula com os trabalhos, iniciando assim a decoração de natal da sala.
- Explore músicas natalinas com as crianças, você pode, durante as atividades, colocar várias músicas de natal para as crianças ouvirem. Assim, o ambiente fica mais lúdico e elas já vão conhecendo o repertório cultural do natal. Aqui você encontra muitas opções: “ Músicas de Natal em Português”. Acessando no blog : “ Músicas Natalinas para crianças”, você também encontrará a letra completa de três canções natalinas clássicas para montar seu coral com as crianças!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |