Aprendendo a somar e relacionar
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Coordenação Motora - Números - Matemática - Adição e Subtração - Contagem -
Essa atividade educativa tem como objetivo o ensino da matemática para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo habilidades como contagem, soma e números. Além disso, essa atividade também possibilita trabalhar para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, percepção visual, fazer relações e coordenação motora. Por ser uma atividade interessante e bem simples, pais e educadores(as) podem trabalhá-la com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Converse com os alunos sobre os números e vá introduzindo o conceito de quantidade e adição. Explique que os números, a matemática e suas operações estão presentes em nosso dia a dia. Pergunte para as crianças exemplos de situações da nossa vida que utilizamos os números. Fale sobre a adição e pergunte para as crianças por que elas acham que é importante aprender a somar os números. A partir da resposta das crianças, vá construindo o conceito de adição com as crianças.
- Trabalhe com o concreto, entregue para as crianças grãos de feijão e peça para as crianças pegarem na mão apenas um grão. Depois, peça para as crianças pegarem mais dois grãos de feijão e juntarem com aquele grão que já tinham pegado. Peça para as crianças contarem com quantos grãos ficaram na mão e aguarde a resposta das crianças. Explique que elas fizeram adição. Refaça novamente o exercício usando números diferentes.
- Trabalhe com a turma a atividade proposta na folha. Leia e explique as instruções para as crianças. Oriente as crianças a somarem os objetos e quando encontrarem o resultado, deverão ligar ao número correspondente. Faça uma linha junto das crianças e deixe que elas façam o restante sozinhas. Vá ensinando cada criança para que elas façam tudo certinho.
- Reforce a explicação sobre os conceitos da adição mostrando para as crianças esse vídeo: Como somar os números” e após a exibição do vídeo, procure ouvir das crianças o que elas entenderam.
- Invente com as crianças uma brincadeira de boliche com garrafas pets. Pegue dez garrafas pets e uma bola. Cada criança deverá jogar a bola nas garrafas e ver quantas garrafas derrubou. Fazer isso por três rodadas. Ao final as rodadas, a criança que fizer mais pontos foi a que derrubou mais garrafas!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Linguagem oral e Escrita | Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |