+


Aprendendo o número 8

O estudo da Matemática na educação infantil é um ponto importante do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, esta atividade do número 8 tem como objetivo explorar, através do lúdico, habilidades como a coordenação motora, o raciocínio lógico-matemático, a criatividade e a linguagem oral e escrita. Com este material, as crianças em idade pré-escolar podem aprender a identificar e nomear os números, treinar a grafia do número oito, fazer contagem oral e, ainda, relacionar os números às suas respectivas quantidades.

Aprendendo o número 8 - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Em roda de conversa fale com as crianças sobre os números e a sua importância na nossa vida e meio social. Faça perguntas como: "Onde podemos encontrar os números na sala de aula?", "Porque precisamos aprender os números?", etc.
  • Para que as crianças tenham interesse pelos números e desenvolvam a noção de quantidade, incentive-os a contar tudo ao seu redor. Conte brinquedos, pratos, guardanapos, lápis de cor, talheres, etc. Lembre-se sempre de pedir ajuda aos pais para que esta atividade seja também realizada em casa.
  • Confeccione o número 8 em E.V.A., cartolina ou papel cartão e proponha à turma uma brincadeira de colagem utilizando papel picado, cola colorida, algodão, ou grãos para cobrir o número oito. Explore a relação entre o número e a quantidade. Se possível, aproveite para explorar outros conceitos que você já trabalhou, como cores, relação de ordem (sucessor e antecessor).
  • Oriente os alunos para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que tracem o número 8 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem oral circulem os grupos que contém oito elemento no grupo. Peça também para que pintem o desenho do número oito como quiserem.
  • Confeccione números em E.V.A. ou borracha e proponha uma brincadeira com massinha de modelar e palitos de dente. Cada criança deve fazer algum desenho com a massinha, fixar o número e espetar a quantidade de palitos relacionada ao número. A variação do número vai depender da idade e série das crianças.
  • Você também pode sugerir que façam cobrinhas com massinha de modelar e preencham os números no papel. Uma outra ideia é utilizar moldes de números em massinha de modelar.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
EI02ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

Comentários

X