Aprendendo o número 4
Este material lúdico permite explorar conceitos matemáticos e a sua importância no nosso dia a dia, possibilitando também o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, conceitos numéricos e a criatividade das crianças na educação infantil. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um recurso didático e ajudar as crianças a despertar o interesse pela contagem oral e também a grafia do número 4.
Sugestões de Trabalho
- Em uma roda de conversa, fale com as crianças sobre os números ao nosso redor, onde podemos encontrá-los e a sua importância no meio social. Incentive a conversa e questione as crianças com perguntas como: "Na sala de aula, vocês conseguem encontrar os números?", "Onde podemos encontrá-los?", "E nas ruas, onde podemos observar números?", etc.
- Trabalhe o conceito de números utilizando a idade dos alunos, o relógio, folhetos de supermercado, jornais, revistas, entre outros. Faça o sinal e a contagem dos números nos dedos, especificando o número 4. Peça para que as crianças repitam os movimentos.
- Apresente à turma a atividade proposta na ficha. Disponibilize canetinha ou giz de cera e peça que tracem o número 4 seguindo o pontilhado e, em seguida, contem o número de elementos em cada grupo e circulem aqueles que contém quatro elementos. Por fim, incentive os alunos a colorirem o número 4.
- Trabalhe a relação entre a quantidade e o número. Separe diferentes tipos de materiais e brinquedos como lego, tampinhas de garrafa, bolinhas de gude, grãos de feijão ou palitos de sorvete e peça às crianças que montem conjuntos de 4 em 4.
- Em um espaço externo, faça o contorno do número 4 no chão com fita crepe ou giz de lousa e peça às crianças que andem sobre o seu contorno. Solicite também que façam sinal com a mão especificando o número 4.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |