+


Aprendendo o número 4

Este material lúdico permite explorar conceitos matemáticos e a sua importância no nosso dia a dia, possibilitando também o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, conceitos numéricos e a criatividade das crianças na educação infantil. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um recurso didático e ajudar as crianças a despertar o interesse pela contagem oral e também a grafia do número 4.

Aprendendo o número 4 - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Em uma roda de conversa, fale com as crianças sobre os números ao nosso redor, onde podemos encontrá-los e a sua importância no meio social. Incentive a conversa e questione as crianças com perguntas como: "Na sala de aula, vocês conseguem encontrar os números?", "Onde podemos encontrá-los?", "E nas ruas, onde podemos observar números?", etc.
  • Trabalhe o conceito de números utilizando a idade dos alunos, o relógio, folhetos de supermercado, jornais, revistas, entre outros. Faça o sinal e a contagem dos números nos dedos, especificando o número 4. Peça para que as crianças repitam os movimentos.
  • Apresente à turma a atividade proposta na ficha. Disponibilize canetinha ou giz de cera e peça que tracem o número 4 seguindo o pontilhado e, em seguida, contem o número de elementos em cada grupo e circulem aqueles que contém quatro elementos. Por fim, incentive os alunos a colorirem o número 4.
  • Trabalhe a relação entre a quantidade e o número. Separe diferentes tipos de materiais e brinquedos como lego, tampinhas de garrafa, bolinhas de gude, grãos de feijão ou palitos de sorvete e peça às crianças que montem conjuntos de 4 em 4.
  • Em um espaço externo, faça o contorno do número 4 no chão com fita crepe ou giz de lousa e peça às crianças que andem sobre o seu contorno. Solicite também que façam sinal com a mão especificando o número 4.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
EI02ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

Comentários

X