Aprendendo "Maior" e "Menor" com as formas geométricas
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Ciências - Cores - Matemática - Formas - Medidas -
Esta atividade educativa é voltada a alunos de educação infantil e tem como objetivo auxiliar às crianças a identificar as noções de grandeza. Além de trabalhar os conceitos matemáticos de "maior" e "menor", esta atividade permite o desenvolvimento da capacidade de observação, percepção visual, concentração e atenção dos alunos. Ao mesmo tempo, você pode trabalhar com as formas geométricas básicas, em que as crianças devem identificar a forma geométrica maior e a menor, além de introduzir o conceito de cores.
Sugestões de Trabalho
- Leve para a sala de aula brinquedos de diferentes tamanhos (carrinhos, bonecas, bolas, etc.). Organize as crianças em uma roda e disponibilize os brinquedos no centro da roda. Apresente às crianças dois brinquedos da mesma categoria, por exemplo duas bolas de tamanhos diferentes, e solicite que identifiquem qual o maior e qual o menor.
- Utilize também os blocos lógicos. Divida as crianças em grupos e peça para que organizem as formas geométricas de tal forma que fiquem em sequência: do menor para o maior.
- Você pode utilizar também outros objetos, como por exemplo caixas de tamanhos e cores diferentes. Neste caso, solicite às crianças que organizem as caixas colocando-as na ordem do menor para o maior, ou vice-versa.
- Proponha aos alunos a atividade educativa da ficha. Peça que observem cada uma das formas geométricas e seus tamanhos. Converse com as crianças sobre as formas geométricas apresentadas e pergunte a elas se percebem alguma diferença quanto ao seus tamanhos. Incentive e faça com que expressem as suas observações. Em seguida, realizem a atividade proposta na ficha. Peça às crianças que circulem a forma geométrica menor e façam um X na forma geométrica maior.
- Em um segundo momento você pode introduzir também outros conceitos, por exemplo os atributos alto e baixo, curto e comprido. Incentive as crianças a fazerem comparações entre as alturas (aluno e aluno, aluno e professora), mostrando quem é o mais baixo e quem é o mais alto. Organize uma fila colocando as crianças na sequência, do mais baixo para o mais alto ou vice-versa. Estimule também as crianças a fazerem comparações entre o comprimento dos cabelos das meninas da sala, por exemplo, qual é mais curto e qual mais comprido.
- Leve as crianças para fora da sala de aula para que elas possam assimilar os conceitos. Incentive-as a observar as plantas, animais e objetos, indagando-as sobre as características dos mesmos, como por exemplo, "qual a flor maior?", "qual o pássaro menor?", etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO03 | O eu, o outro e o nós | Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |