Animais e Cores - Pintura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Cores -
O objetivo dessa atividade educativa “Animais e Cores” para crianças bem pequenas na educação infantil, é ensinar para as crianças um pouco sobre os animais da fauna brasileira, ao mesmo tempo que aproveitaremos as cores dos animais para trabalharmos o conceito de cores com as crianças. Tudo isso tomando como ponto de partida a leitura de uma fábula para as crianças, onde através de uma narrativa curta, os personagens (que são animais) geralmente vivenciam uma situação comum na vida dos seres humanos e no final deixam sempre uma lição de moral ou ensinamento. Com esse trabalho, a criança será capaz de expressar-se oralmente, aprender sobre cores e animais. Além disso, o trabalho com essa atividade também permite o incentivo à leitura e contribui para o desenvolvimento de habilidades como atenção, percepção visual, relação e coordenação motora fina.
Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de leitura com as crianças. Escolha uma fábula e leia para os pequenos. Capriche na entonação, na voz e estimule nas crianças o gosto pela história. Em nosso blog temos várias sugestões de fábulas que podem ser utilizadas como: “ A Ratoeira e o Rato”, “ O Cão e o Osso”, “ A Cigarra e a Formiga”, “ O leão e o Ratinho”, entre outras. Escolha uma, leia para as crianças e converse sobre o ensinamento da história. Aproveite para falar um pouco sobre os animais que aparecem como personagem nas fábulas.
- Explique para as crianças que na fauna brasileira existem vários tipos de animais e cada um tem sua característica e sua maneira de vida. Alguns vivem na terra, outros na água, outros vivem mais no ar e alguns até vivem em mais de um ambiente. Pergunte para as crianças quais animais elas conhecem e a partir do relato delas, vá falando um pouquinho da característica dos animais para as crianças. Como ele é, a cor que tem, o que ele come, onde vive, se é doméstico ou selvagem, enfim...informações simples de cada animal citado. Aproveite para ensinar que os animais têm um papel fundamental em nosso ambiente é muito importante respeitar a vida dos animais.
- Faça uma mímica com as crianças. Leve figuras de animais e peça para as crianças fazerem a mímica daquele animal. Você pode usar o macaco, o cachorro, a galinha, o leão, o peixe, o gato, o sapo…enfim…abuse da criatividade. Num primeiro momento faça com todas as crianças juntas. Depois, você pode pedir para uma criança ir até a frente da turma e fazer a mímica para os colegas adivinharem qual animal é. Você pode começar a brincadeira para quebrar o gelo.
- Entregue a atividade pedagógica impressa na folha para as crianças. Leia com as crianças a fábula “ O Ratinho, o Gato e o Galo” e converse com as crianças sobre a história. Chame a atenção para os animais da história e fale um pouco sobre as características deles. Entregue para cada criança a folha com a atividade educativa e mostre o Ratinho, o Galo e o Gato. Leia o enunciado da atividade para as crianças. Explique que na imagem existe uma cor predominante (que mais aparece) em cada animal. Pergunte para as crianças qual a cor predominante do Ratinho e espere pela resposta delas. Faça o mesmo com o Gato e o Rato. Explique que elas deverão pegar o giz de cera (ou tinta guache) e pintar no quadrado abaixo do desenho de cada animal, a cor que mais aparece naquele animal. Fique à disposição para orientar as crianças que precisarem de auxílio.
- Entregue massinhas de modelar para as crianças e peça para cada uma fazer um animal de massinha. Depois de terminada a escultura, a criança deverá falar sobre seu animal: qual animal fez, qual é a cor do seu animal etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF03 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |