Adição básica - Natal
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Datas Comemorativas - Natal - Escrita - Números - Matemática - Adição e Subtração - Contagem -
Esta atividade educativa de adição básica tem como objetivo auxiliar as crianças em idade pré-escolar que estão iniciando o processo de alfabetização. Com este material, as crianças podem desenvolver e compreender conceitos matemáticos como adição e subtração, além de desenvolver habilidades de leitura e escrita. Você pode utilizar esta atividade em casa ou na sala de aula e proporcionar às crianças momentos de aprendizado e diversão.
Sugestões de Trabalho
- Organize os alunos em uma roda e converse sobre o tema "adição". Explique que adição se faz presente no nosso dia a dia, seja para comprar algo, voltar o troco, saber a nossa idade, etc. Levante questões como: "Vocês sabem o que significa o termo adição?", "O que é somar?", "Onde mais podemos usar a adição?", etc., e proponha aos alunos que pensem a respeito.
- Incentive as crianças para que expressem suas opiniões, questionem e interajam, sempre respeitando a vez de cada um de falar e argumentar.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Leia as instruções da atividade. Oriente as crianças a contarem os desenhos em cada quadro e, depois, anotar o numeral correspondente a ele no espaço indicado. Em seguida, as crianças devem somar as quantidades e registrar o resultado no espaço indicado após o símbolo "=".
- Explore também a contação de histórias, como uma estratégia de introduzir e aprofundar conceitos. Você pode também sugerir para as crianças a produção e ilustração da própria história, abordando o tema em estudo.
- Aproveite a atividade para conversar com as crianças sobre a temática do Natal. Confeccione com a ajuda das crianças enfeites para a sala de aula, máscaras de Papai Noel, árvores de Natal, etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |