Castelo das Cores e das Formas
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Matemática - Formas -
A atividade “Castelo das Cores e das Formas” é uma proposta rica e significativa para o desenvolvimento global das crianças na Educação Infantil, quando estão em uma fase intensa de descobertas e aprendizagens. Trabalhar com a associação de formas geométricas e cores estimula o raciocínio lógico, a atenção concentrada, a percepção visual, a coordenação motora fina e a memória visual. Além disso, introduz noções iniciais de matemática e organização espacial, favorecendo também o desenvolvimento da linguagem oral, quando a criança nomeia e descreve as formas e cores. O tema do castelo desperta o imaginário infantil, permitindo conexões com contos de fadas e elementos simbólicos do faz de conta, ampliando o repertório cultural e criativo da criança.

Sugestões de Trabalho
- Conversar com as crianças sobre castelos: onde aparecem, quem mora neles, como são construídos. Estimular a imaginação e a oralidade. Reúna as crianças em roda no chão, com um castelo de brinquedo ou uma imagem ampliada ao centro. Pergunte: “Quem aqui já viu um castelo? Onde?” “Quem será que mora nele? Como será por dentro?”. Mostre imagens de castelos de contos de fadas (como os da Cinderela ou da Bela Adormecida) e castelos reais. Deixe as crianças falarem e compartilhem curiosidades.
- Aprendizagem Ativa – “Construindo com as Formas”. Proponha a construção de castelos com blocos, caixas ou LEGO, destacando as formas geométricas utilizadas. Dê materiais de montagem variados (rolos, caixas, tampas). Antes de começar, diga: — “Vamos fazer um castelo só com quadrados e triângulos? Quem consegue fazer uma torre com três formas diferentes?”. Depois, incentive as crianças a nomear as formas que usaram em suas construções.
- Apresentação da atividade: Organize as crianças em pequenos grupos nas mesas, garantindo que todas tenham espaço confortável para colorir. Entregue a ficha individualmente e posicione os lápis de cor em potinhos no centro das mesas, de forma acessível a todos. Mostre uma ficha ampliada para a turma e apresente a proposta com entusiasmo. Aponte para o modelo ao lado do castelo e diga que cada forma deve ser pintada com a cor correspondente. Dê tempo para que observem, façam perguntas e identifiquem as formas com calma. Durante a atividade, circule entre os grupos, faça perguntas como “Que forma é essa?” ou “Qual é a cor do triângulo?”, e ofereça apoio leve quando necessário, sempre incentivando a autonomia. Oriente para que coloram com atenção e capricho, preenchendo bem os espaços. Valorize o esforço de cada criança com elogios positivos e específicos. Ao final, oriente-os a guardar os materiais e convide para uma roda de conversa, onde todos poderão compartilhar seus castelos colorido
- Monte estações com blocos geométricos variados — de madeira, EVA ou plástico — e organize as crianças em pequenos grupos. Disponibilize formas como cubos, cilindros, cones, triângulos e retângulos, permitindo a livre manipulação e experimentação. Incentive as crianças a explorarem as formas com as mãos, empilhando, encaixando e combinando para criar castelos. Diga: “Use os blocos para construir torres, janelas, portas e pontes! Que forma você vai usar no topo do seu castelo?” Estimule a nomeação das formas durante a construção e promova a colaboração entre os colegas. Ao final, convide os grupos a apresentarem seus castelos, destacando quais formas utilizaram e como pensaram a estrutura. Valorize a criatividade e a cooperação em cada construção.
- Distribua massinha de modelar colorida para cada criança e incentive-as a criar formas geométricas simples com as mãos, como bolinhas (esferas), cobrinhas (cilindros), triângulos e quadrados. Mostre como modelar cada forma e associe-a às partes de um castelo: “Vamos usar um retângulo para fazer a muralha? E um cone para o telhado da torre?” Estimule a coordenação motora fina com movimentos de pinçar, enrolar, amassar e achatar. Use palitos de sorvete, tampinhas ou peças pequenas como complemento para enriquecer os detalhes. Circule pela sala, pergunte sobre as escolhas das crianças e elogie o esforço e a imaginação de cada uma. Ao final, organize uma pequena exposição dos castelos modelados e permita que as crianças compartilhem o que criaram.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |
Matemática | Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos. |