+


Atividade Musical: DOM FRE-DE-RI-CO!

Com essa atividade educativa musical você conseguirá estimular através da rima “Dom Frederico” a oralidade, atenção e expressão corporal, trabalhar noção de sequência e personagens e desenvolver a imaginação por meio da música e dramatização. É uma atividade ao mesmo tempo instrutiva e musical, que permite também o trabalho sobre os personagens, sobre ritmo e até motricidade se fizermos uma coreografia com as mãos. São amplas as possibilidades de trabalho com essa atividade, além de ser muito divertida.

Atividade Musical: DOM FRE-DE-RI-CO! - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Sente em roda com as crianças. Apresente a música “Dom Frederico” (versão completa com a costureira, o capitão e a bela fada). Aqui você encontra uma versão da música "Dom Frederico - Batucadan". Cante junto, marcando o ritmo com palmas e uma coreografia ensaiada.
  • Converse com as crianças sobre os personagens da música. Peça para elas falarem nomes dos personagens e vá anotando na lousa. Depois, mostre desenhos dos personagens para elas. Com o objetivo de ampliar o vocabulário das crianças e a noção de causa e efeito, pergunte para elas: “Por que será que cada um perdeu algo para se casar?”. Fazer perguntas abertas para estimular o raciocínio das crianças.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa da folha. Cante com as crianças a música “Dom Frederico” várias vezes e faça até mesmo coreografia com o movimento do que é falado na música. Em seguida, diga que precisaremos ligar cada personagem da música ao item que perdeu ao se casar. Peça para as crianças olharem com atenção para o desenho dos personagens e os itens logo a frente. Vá executando a atividade junto das crianças, orientando a percepção visual, e atenção aos detalhes. Quando encontrarem o personagem que corresponde a cada item, oriente as crianças a fazerem um traço ligando um ao outro com o giz de cera da cor de sua preferência. Depois, peça para as crianças colorirem os personagens e os itens como quiserem. Ao final, peça para cada criança apresentar sua obra.
  • Você também pode aproveitar a música descrita na atividade e trabalhar com uma coreografia rítmica como sugerimos aqui nesse post "Dom Frederico - Batucadan". Assim você desenvolverá ainda mais a imaginação, expressão corporal e motricidade nas crianças.
  • Você pode também propor uma dramatização para as crianças! Divida as crianças em pequenos grupos. Cada grupo recebe personagens para dramatizar. Enquanto o restante canta, o grupo encena a história com gestos e falas simples (professor pode narrar se necessário). Ao final, todos juntos fazem o “Som de Estalinho de beijo com a boca” com gestos e som. Ao final, sentar em roda novamente e conversar: “O que vocês mais gostaram?”, “Qual parte da história foi mais engraçada ou surpreendente?”. Repetir a música com todos juntos. Com isso, você consolidará o aprendizado de forma afetiva e reflexiva.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI03EF02 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Interpretação de músicas e canções diversas.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Matemática Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

Comentários

X