O Número “9” - Caligrafia
			
			Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
			Escrita - Números - Matemática - Contagem - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				A atividade educativa “O número ‘9’ – Caligrafa” propõe uma abordagem a respeito da construção dos números na educação infantil, mais especificamente do número ‘9’. Com essa atividade, a criança aprende o número através de conceitos de classificação, seriação e correspondência, e também treina a grafia correta do número. Além da atividade em si, trazemos também uma sugestão de sequência didática que possibilita a construção do conceito numérico com a criança. É uma atividade descomplicada que aproveita situações da rotina das crianças para construção dos saberes matemáticos e de outras habilidades como motricidade fina, concentração, raciocínio lógico e percepção visual.				
				
                
                
                
				             
            
            
            
 		
			
			
			
			
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Escreva na lousa bem grande o número “9”, faça o movimento da grafia do número e ensine-o para as crianças. Peça para as crianças levantarem nove dedos das mãos no ar e verifique com as crianças a quantidade representada pelo número 9. Explique a importância de escrever corretamente o número, tanto para entender o próprio número que escreveu ou até mesmo para se fazer entender por outros, pois isso fará muita diferença quando chegar a hora de realizar as operações matemáticas.
 -   Proponha que as crianças vão até a lousa para escreverem o número “9” fazendo o correto o movimento da escrita do número. Estimule as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
 -   Entregue uma folha de sulfite para cada criança com pincel e guache, e peça para elas pintarem o número “9”. Ajude-as se necessário e aproveite para elogiar o trabalho delas. Depois de todas terminarem, peça para que elas contornem com o dedinho todo o número “9” que fizeram. Isso possibilita com que elas vão assimilando o movimento correto da grafia do número.
 -   Você pode usar uma música como uma ferramenta para deixar a aprendizagem mais lúdica. Sugerimos: “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho”. Essa metodologia é sempre muito eficiente e divertida.
 -   Inicie com as crianças a atividade pedagógica “O Número 9 – Caligrafia” proposta na folha. Ensine para as crianças a grafia correta do número 9. Explique o movimento correto da grafia do número para as crianças. Feito isso, peça para as crianças representarem o número 9 levantando os dedos das mãos. Peça para as crianças apontarem para o número 9 da folha. Oriente as crianças a contornarem todo número “9” que encontrarem na folha e depois escreverem mais número “9” até completarem a linha. Insista que é muito importante fazerem o movimento correto da grafia do número. Fique atenta(o) e ajude-as se necessário. Quando finalizarem essa parte da tarefa, apresente o desafio das caixas de ovos. Peça que as crianças observem as caixas de ovos e circulem a caixa que possui exatamente “9” ovos. Ajude-as sempre que necessário.
 -   Distribua massinhas de modelar para as crianças e estimule-as para moldarem o número “9” com a massinha. Feito isso, peça para cada criança modelar nove objetos ou formas de sua preferência.				
 
			 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | 
					CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | 
					OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				
				|  EI03CG05  |   Corpo, Gestos e Movimentos  |   Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. | 
|  EI03EF09  |   Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação  |   Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. | 
|  EI03ET04  |   Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações  |   Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. | 
|  EI03ET05  |   Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações  |   Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. | 
|  EI03ET07  |   Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações  |   Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | 
					DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				
				|  Linguagem oral e Escrita  |   Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. | 
|  Linguagem oral e Escrita  |   Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. | 
|  Linguagem oral e Escrita  |   Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. | 
|  Matemática  |   Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. | 
|  Matemática  |   Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. | 
|  Matemática  |   Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. | 
|  Matemática  |   Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |