A Letra “F” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Nesta atividade pedagógica chamada “A Letra “F” Cursiva – Caligrafia” podemos ensinar a escrita cursiva da letra “F” e treinar sua grafia no formato cursiva maiúscula e minúscula. Ao desenvolver essa atividade, as crianças treinam a grafia da letra cursiva, aperfeiçoando suas habilidades grafo-motoras. Afinal, a criança que escreve bem tem mais facilidade para leitura e consegue se comunicar melhor e se fazer entender ao escrever.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula explicando que hoje elas aprenderão escrever a letra “F” no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Ensine que a letra maiúscula deve ser usada no começo da frase ou em nomes próprios, e do restante deve ser usado a letra minúscula. Diga que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de ficarmos com uma letra mais bonita, também desenvolvemos várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o nosso desenvolvimento. Escreva na lousa a letra “F” e depois convide algumas crianças a tentarem escrever também na lousa a letra “F” no formato de letra cursiva.
- Utilize um recurso audiovisual e mostre esse vídeo para as crianças: “ Alfabeto Cursivo”. Depois, converse com as crianças sobre as letras do alfabeto que apareceram no vídeo e peça para elas fazerem com o dedinho no ar a letra “F” no formato de letra cursiva.
- Distribua pedaços de barbantes e peça para as crianças fazerem a letra “F” maiúscula e minúscula no formato cursiva com os barbantes. Ensine para as crianças o movimento da letra. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança, uma por vez, fazer sozinha.
- Faça um trava-língua com as crianças. Escreva na lousa no formato de letra cursiva: “A fada fefê, ficou fascinada, feliz e faceira, fazendo feira”. Depois leia para as crianças e em seguida falem todos juntos, mais de uma vez e aumentando a velocidade. Ao terminarem, peça para as crianças irem até a lousa e circularem a letra “F” no formato cursiva maiúscula e minúscula.
- Compartilhe para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Brinque de “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Tem na fada, no fogão, na formiga e no feijão?” e espere as crianças responderem. Oriente que na folha temos a letra “F” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “F” em libras que é a língua de sinais. Ensine a letra “F” em libras para as crianças fazendo o movimento das mãos da letra “F” em libras com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “F” cursiva e, em seguida, explique que elas deverão contornar o pontilhado com lápis, canetinha ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as sempre que necessário.
- Faça com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. O ideal seria construir uma letrinha por vez. Nessa aula, poderão fazer a letra “F”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |