A Letra “D” Cursiva - Caligrafia
			
			Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
			Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				O processo de alfabetização e letramento inicia-se na Educação Infantil. A escrita é uma habilidade de comunicação muito importante em nossa cultura e é por isso que é fundamental que a criança aprenda a escrever bem as letras. A aprendizagem da escrita permite muito mais do que apenas uma letra bonita para a criança, contribui também para o desenvolvimento neuro cognitivo da criança e fortalece as habilidades de atenção, motricidade, grafo-motora, sensório- viso-espacial-motora, além das habilidades leitoras. Nesta atividade educativa da letra “D” cursiva, será trabalhada a grafia no formato cursiva da letra “D”, maiúscula e minúscula, além de língua de sinais e coordenação motora fina.				
				
                
                
                
				             
            
            
            
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Lembrar com as crianças sobre a letra “D” escrita em formato de letra bastão (ou letra de forma). Explicar para as crianças que existem outras maneiras de escrever a letra “D” e que na aula de hoje aprenderemos a letra “D” escrita no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “D” maiúscula e minúscula. Explique para as crianças o movimento da letra.
-   Entregue massinha de modelar e oriente as crianças a modelarem a letra “D” maiúscula em formato de letra cursiva. Depois repita o procedimento com a letra “d” minúscula. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e aproveite para elogiar o trabalho delas. Depois de pronto, peça para as crianças passarem o dedo contornando toda a letra “D” em massinha.
-   Escreva na lousa bem grande a letra “D” no formato cursiva maiúscula. Convide as crianças que quiserem a ir até a lousa para escrever a letra “D” cursiva maiúscula. Repita o procedimento com a letra “d” cursiva minúscula. Incentive as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
-   Faça uma brincadeira com as crianças. Cada criança deverá falar uma palavra que comece com a letra “D”. O(a) professor(a) deverá começar a brincadeira para mostrar como se faz. Em seguida, uma criança diz uma palavra que começa com a letra “D”, e assim por diante até todas as crianças terem participado. O(a) educador(a) poderá ir escrevendo as palavras no quadro em formato de letra cursiva, sempre dando destaque para a letra “d”. O(a) educador(a) decide quando encerrar a dinâmica.
-   Entregue para as crianças a atividade proposta na folha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Está em tudo e nada tem?  Espere pela resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Explique que na folha temos a letra “D” no formato de letra cursiva maiúscula e a letra “d” no formato de letra cursiva minúsculo. Além disso, temos também a letra “D” no formato de libras que é a língua de sinais. Pergunte se alguém sabe mostrar onde está a letra “D” em linguagem de sinais e peça para a criança apontar o dedo na folha. Ensine a letra “d” em libras para as crianças. Faça o movimento das mãos com as crianças. Depois, peça para as crianças contornarem o todos os pontilhados da letra “D” e em seguida, deverão completar as linhas, escrevendo as letras sozinhos. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
-   Anime a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Vocês podem ir construindo o alfabeto aos poucos conforme forem aprendendo as letras. Agora é a vez de criarem a letra “D”.				
 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				| EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. | 
| EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. | 
| EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				| Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. | 
| Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. | 
| Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. | 
| Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. | 
| Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. | 
| Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |