A Formiga e a Letra “F” – Pintura e Colagem 
			
			Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
			Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				As crianças em idade de educação infantil estão no início do seu processo de alfabetização e para facilitar esse processo, é de fundamental importância apresentar para elas as letras do nosso alfabeto de maneira lúdica e sempre relacionando o som com a grafia, utilizando exemplos de palavras que comecem com aquela letra específica. Pensando nisso, trouxemos essa atividade educativa da letra “F” que possibilita introduzir a criança no processo de letramento e alfabetização e prepará-las para reconhecimento das letras e posteriormente para leitura e escrita. Esta atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira lúdica a reconhecer a letra “F” e além disso, desenvolver habilidades de coordenação motora fina, pintura e colagem.				
				
                
                
                
				             
            
            
            
 		
			
			
			
			
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Inicie a aula colocando as crianças em roda e contando para elas uma fábula. Utilize a Fábula  Fábula – A Formiga e a Pomba. Após a leitura, converse com as crianças sobre a história e sobre os ensinamentos da história. Feito isso, foque na Formiga, que é um dos personagens da fábula e informe as crianças que a palavra Formiga começa com a letra “F” e é essa letra que aprenderemos na aula de hoje.
 -   Faça um cartaz com a letra “F” no formato bastão, bem grande e cole-o na parede da sala de aula. Explique para as crianças que aquela é a letra “F” e peça para as crianças falarem com você: “F”. Falem todos juntos e depois peça para que cada criança fale sozinha, uma por vez. Assim, elas vão associando o som a grafia da letra.
 -   Deixe sua explicação sobre a letra “F” bem lúdica, mostrando esse vídeo para as crianças  A Música da Letra F. Estimule que elas repitam as palavras que aparecem no vídeo com a letra “F”, como por exemplo: feijão e depois pergunte para as crianças outros exemplos de palavras que também começam com a letra “F”. Você pode também dar exemplos para ajudar as crianças (Fada, fábrica, fácil, feira, fumaça, fubá, farinha, focinho, foca, fantasia, etc).
 -   Peça para as crianças traçarem a letra “F” no ar com o dedinho e depois peça que elas tracem a letra “F” sobre a carteira. Depois, entregue grãos de feijão para as crianças e oriente as crianças a reproduzirem com os grãos de feijão o traçado da letra “F”. Faça primeiro você, para mostrar para as crianças como se faz. Vá passando de criança em criança para ajudá-las nesse trabalho.
 -   Entregue para as crianças a atividade da letra “F” proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre a Formiga que é um inseto da nossa fauna. Ressalte que a palavra Formiga começa com a letra “F”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “F” e depois escolherem uma cor e pintarem toda a letra “F”. Quando terminarem, peça para as crianças colarem grãos de feijão sobre o traçado da letra “F” para decorá-la.
 -   Você pode também propor uma brincadeira com as crianças. Em roda, cada criança deverá falar uma palavra com a letra “F” e tocar na próxima criança para passar a vez. A criança só poderá passar sua vez quando encontrar uma palavra com “F”. Todos podem ajudar todos, inclusive o (a) professor (a). Afinal, o intuito da brincadeira é falar o máximo possível de palavras com “F” para o aprendizado da criança.				
 
			 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | 
					CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | 
					OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				
				|  EI01TS02  |   Traços, Sons, Cores e Formas  |   Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. | 
|  EI02CG05  |   Corpo, Gestos e Movimentos  |   Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. | 
|  EI02EF01  |   Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação  |   Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. | 
|  EI02EF09  |   Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação  |   Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | 
					DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				
				|  Movimento  |   Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. | 
|  Artes Visuais  |   Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. | 
|  Artes Visuais  |   Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. | 
|  Artes Visuais  |   Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. | 
|  Natureza e Sociedade  |   Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |