Fábula - A Formiga e a Pomba
Contar fábulas para as crianças significa, entre outras coisas, inseri-las no mundo da literatura. Além disso, os ensinamentos morais das fábulas contribuem para a boa formação da personalidade da criança.
A fábula “A Formiga e a Pomba” de Esopo, fala sobre gratidão e a importância de fazermos o bem. Essa história ilustra bem que o bem que a gente faz sempre encontra uma maneira de retornar para gente. Por isso, faça o bem que o retorno vem!
Segue abaixo a fábula para leitura e reflexão com as crianças:
A Formiga e a Pomba
Uma formiga sedenta chegou à margem do rio, para beber água.
Para alcançar a água, precisou descer por uma folha de grama. Ao fazer isso, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Pousada numa árvore próxima, uma pomba viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma folha de árvore e jogou dentro do rio, perto da formiga, que pôde subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás de uma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar.
A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arruinou para a formiga:
— Obrigada, querida amiga.
Autor: Esopo.
Morais da história:
Gentileza gera gentileza. Faça o bem, sem olhar a quem que o retorno sempre vem. Uma boa ação se paga com outra. Gratidão não se mede pelo tamanho do ato ou de quem o fez, mas sim pelo valor da atitude. O grato de coração sempre achará um jeito de demonstrar sua gratidão.
Terminada a leitura, é chegado o momento da interpretação e reflexão sobre a fábula e sua mensagem. Converse com as crianças, ouça o relato delas e trabalhe algumas atividades. Abaixo segue sugestões:
Comentários
Mavi
Comentários