Letra A de forma maiúscula e minúscula
			
			Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
			Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				Esta atividade educativa pontilhada da letra A tem como objetivo auxiliar as crianças em idade pré-escolar que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Além disso, é um passatempo lúdico que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e conhecimento das letras do alfabeto. Com esta atividade, as crianças podem aprender a reconhecer e treinar a letra A de forma, além de colorir as figuras que começam com a letra A. Este material didático pode ser utilizado por pais e professores no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando às crianças um aprendizado mais agradável e estimulante.				
				
                
                
                
				             
            
            
            
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Mostre como se escreve a letra "A" de forma na lousa, em caixa alta e baixa. Reproduza com as crianças o movimento do traçado da letra "A" de forma em caixa alta com o dedo no ar ou sobre a mesa. Repita com a letra em caixa baixa.
-   Leve para a sala de aula imagens com desenhos de animais ou insetos que começam com a letra "A". Por exemplo, leve uma imagem com o desenho de uma abelha, mostre para as crianças a imagem e diga que "abelha" começa com a letra "a". Trabalhe também a atividade de reconhecimento da letra "A", maiúscula e minúscula, utilizando imagens de frutas, objetos, etc. Você também pode listar na lousa o nome das crianças que começam com a letra "A" e repetir a atividade. Não se esqueça de sempre enfatizar o som da letra "A".
-   Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras "A" maiúscula e minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou outro tipo de lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir a letra "A" maiúscula e minúscula.
-   Peça às crianças que observem os desenhos que estão ilustrados na folha de atividades. Pergunte o nome deles e com que letra começa cada palavra. Incentive-as a expressar suas opiniões. Em seguida, peça que pintem os desenhos como quiserem. Por fim, oriente-as a cobrir as letras pontilhadas maiúsculas e minúsculas para treinar a sua grafia.
-   Em uma folha de sulfite A4 desenhe a letra "A", em caixa alta e caixa baixa, distribua uma folha para cada criança. Em seguida, disponibilize palitos de fósforo e barbante e oriente as crianças a colar sobre as letras desenhadas, por exemplo, colar os palitos de fósforo para cobrir a letra "A" maiúscula e barbante para cobrir a letra minúscula. Faça também as letras utilizando massinha de modelar.
-   Você pode também solicitar às crianças que, com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, encontrem e recortem de revistas ou jornais palavras que começam com a vogal "A".
-   Trabalhe na sala de aula também com o nome dos coleguinhas iniciados com a letra "A". Outra sugestão é solicitar que cada criança leve para a sala de aula um objeto com a letra "A". No dia da atividade, cada criança deve dar uma dica do que levou para a turma descobrir.
-   Em um espaço acessível às crianças, inicie a construção de um "Alfabeto de Parede". Peça ajuda às crianças e explique a elas a importância de conhecer e compreender as letras, evidenciando sempre que este conhecimento ajudará na leitura e escrita.				
 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				| EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. | 
| EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. | 
| EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. | 
| EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | 
| EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. | 
| EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				| Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. | 
| Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. | 
| Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. | 
| Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. | 
| Linguagem oral e Escrita | Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc. |