Harpa e a Letra “H” – Pintura e Colagem
			
			Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
			Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				Iniciar as crianças em idade de Educação Infantil no processo de alfabetização e letramento e prepará-las para o reconhecimento das letras é o principal objetivo dessa atividade educativa da letra “H”. O trabalho com essa atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira natural a reconhecerem o som e o traçado da letra “H”, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de coordenação motora fina, expressão artística com a pintura e colagem do traçado da letra e percepção visual. Por ser uma atividade educativa lúdica, pode ser utilizado por pais e/ou educadores (as), para assegurar uma aprendizagem mais motivante para as crianças.				
				
                
                
                
				             
            
            
            
 		
			
			
			
			
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Escreva na lousa a letra “H” bem grande e explique para as crianças que a aula de hoje é para reconhecermos a letra “H”. Pronuncie o som da letra “H” de maneira clara e estimule as crianças a falarem com você a letra “H”. Explique para as crianças que a letra se chama “H”, mas sua pronuncia varia de acordo com a letra que a acompanha.
 -   Para reforçar sua explicação, mostre esse vídeo para as crianças Aprenda a letra H com o nosso amigo, Heitor. Pergunte para as crianças, quais palavras são ditas no vídeo que começam com a letra “H”. Se necessário, assistam o vídeo novamente. Deixe as crianças falarem livremente. Dê exemplos de outras palavras com a letra "H”: Harpa, helicóptero, hélice, homem, humano, hipopótamo, hiena, hospital, etc. Escreva as palavras na lousa destacando a letra “H”.
 -   Leve as crianças para o parque de areia e coloque as crianças sentadas, em roda, e peça para as crianças desenharem a letra “H” na areia. Faça várias vezes esse exercício com as crianças, e se necessário, pegue no dedinho da criança para orientar o traçado.
 -   Peça para as crianças desenharem com o dedinho no ar, o traçado da letra “H”. Entregue pedaços de canudinhos e estimule cada criança a criar sua própria letra “H” de canudinho. Fique à disposição das crianças para ajudá-las na criação do traçado da letra.
 -   Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e converse com a criança, explicando a atividade. Pergunte se as crianças sabem o que é o desenho. Explique para as crianças que a Harpa é um instrumento musical e a palavra harpa começa com a letra “H”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “H”. Depois peça para as crianças pintarem da cor de sua preferência toda a letra “H” e depois de pintarem, estimule as crianças a colarem pedaços de palitos de sorvete sobre o traçado da letra. 
 -   Se você quiser apresentar melhor o instrumento musical Harpa para as crianças, poderá mostrar esse vídeo  The Fountain. Assistindo ao vídeo, elas irão entender melhor como é o instrumento e qual o som que ele faz.
 -   Você poderá também construir com a criança um Alfabeto de Parede. No post apresentamos várias sugestões, escolha a sua favorita e confeccione com as crianças. Você pode ir confeccionando aos poucos conforme for ensinando as letrinhas.				
 
			 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | 
					CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | 
					OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				
				|  EI01TS02  |   Traços, Sons, Cores e Formas  |   Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. | 
|  EI02CG05  |   Corpo, Gestos e Movimentos  |   Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. | 
|  EI02TS02  |   Traços, Sons, Cores e Formas  |   Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | 
					DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				
				|  Movimento  |   Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. | 
|  Artes Visuais  |   Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. | 
|  Artes Visuais  |   Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. | 
|  Artes Visuais  |   Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. | 
|  Linguagem oral e Escrita  |   Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |