Colorindo as Escamas do Peixe
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas -
Trabalhar com atividades como “Colorindo As Escamas do Peixe” é essencial na Educação Infantil, pois promove o desenvolvimento da coordenação motora fina, da atenção concentrada e da percepção visual das crianças. Ao contornar as escamas do peixe com o lápis de cor favorito, os pequenos não apenas exercitam o controle dos movimentos das mãos e dos dedos, como também aprendem a manter o foco em uma tarefa, observar detalhes e fazer escolhas conscientes. Além disso, esse tipo de proposta estimula a autonomia, o senso estético e a criatividade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral da criança.

Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de conversa inicial com as crianças e traga informações sobre os peixes. Fale um pouco sobre onde vivem, como se movimentam, partes do corpo, suas cores, tamanhos, como se alimentam. Mostre imagens e vídeos curtos. Pergunte para as crianças se alguma já viu um peixe, incentive-as a falar e desenvolva a conversa.
- Deixe a aprendizagem mais lúdica e introduza a música "Peixinho – Ninho Musical;Fabiana Godoy". Cante e dance com as crianças. Imite os movimentos do peixe solicitados na música com o corpo, desenvolvendo expressão corporal e ritmo. Torne o processo leve e divertido.
- Apresentação da atividade: Entregar a ficha da atividade para as crianças, e com voz calma e animada diga: “Agora cada um vai receber o desenho de um peixinho muito especial! Olhem só quantas escamas ele tem no corpo! A tarefa de vocês é escolher o lápis de cor que vocês mais gostam — aquele que é o seu favorito mesmo — e usar esse lápis para contornar bem direitinho cada uma das escamas do peixe. Vamos fazer isso com muito capricho, passando o lápis devagar, com cuidado, sem sair da linha. Prestem bastante atenção nos detalhes e vamos deixar esse peixinho bem bonito! Quando terminarem, podem me chamar para eu ver como ficou.”. Depois de explicar a atividade, fique à disposição para auxiliar as crianças que precisarem de você.
- Crie um momento de contação de histórias. Acomode todas as crianças confortavelmente e conte para elas a fábula "Paco e o Segredo Brilhante do Mar". Depois de contar, converse com as crianças sobre a fábula. Pergunte o que elas entenderam e a parte que mais gostaram. Incentive as crianças a se expressarem verbalmente e elogie o relato das crianças!
- Faça uma exploração sensorial. Apresente materiais com texturas que lembrem escamas de peixe (papel alumínio, lixa, tecido brilhoso) para as crianças explorarem com as mãos. Depois, autorize que as crianças colem na ficha atividade pedaços desses materiais no lugar das escamas de peixe. Ao final, peça para cada criança apresentar o seu desenho de peixe e falar um pouquinho sobre ele.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Natureza e Sociedade | Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |